IF Goiano realiza inscrições para pessoas com deficiência visual interessadas em receber cão-guia
Edital em fluxo contínuo é destinado a pessoas cegas ou com baixa visão residentes em Goiás e no Distrito Federal. Centro de Formação do IF Goiano tem hoje cinco cães-guia em treinamento disponíveis para formação de duplas.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) está com edital aberto para cadastro de pessoas com deficiência visual interessadas em participar do processo de seleção para recebimento de cão-guia treinado pela Instituição. As inscrições são gratuitas e em fluxo contínuo, ou seja, valem enquanto houver cães disponíveis. Elas são destinadas a candidatos residentes em Goiás e no Distrito Federal.
Atualmente, o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia (CFTICG), localizado no IF Goiano – Campus Urutaí, conta com cinco cães em treinamento disponíveis para atendimento do edital. A iniciativa integra as ações do Programa Cão-Guia do IF Goiano, reconhecido nacionalmente pela formação de treinadores, instrutores e cães-guia voltados à promoção da acessibilidade, autonomia e inclusão social de pessoas cegas ou com baixa visão.
Seleção
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma on-line, por meio de formulário eletrônico disponível no edital publicado no portal institucional do IF Goiano (link abaixo). O processo seletivo inclui análise documental, avaliação de orientação e mobilidade, entrevistas e formação da dupla usuário/cão-guia. Entre os aspectos avaliados estão a rotina diária do candidato, sua autonomia nos deslocamentos, condições de moradia, mobilidade e capacidade de manutenção do animal.
Formação
Os candidatos aprovados poderão ser convocados, conforme a disponibilidade de cães compatíveis, para participar do Curso de Formação de Dupla, realizado presencialmente no Campus Urutaí. Com duração aproximada de 30 dias, a formação contempla atividades práticas de adaptação entre usuário e cão-guia, etapa fundamental para o desenvolvimento da parceria e da autonomia nos deslocamentos.
Após essa fase, uma equipe do Centro de Formação acompanha o candidato em sua residência e nos trajetos que fazem parte de sua rotina. Essa etapa tem duração aproximada de 15 dias e busca avaliar e orientar o futuro usuário, garantindo que a dupla desenvolva suas atividades com eficiência e segurança.
A aprovação do candidato e autorização para uso do cão-guia se dá ao final desse processo formativo. A definição da dupla ocorre com base em critérios técnicos de compatibilidade, considerando que cada animal possui características físicas e comportamentais próprias, como peso, altura, velocidade de caminhada, nível de atividade física e potencial para a realização das atividades diárias.
Serviço
Assunto: Inscrições de pessoas com deficiência visual interessadas em receber cão-guia
Inscrições: Gratuitas, de fluxo contínuo
Público-alvo: Pessoas cegas ou com baixa visão residentes em Goiás e Distrito Federal
Local de formação: IF Goiano – Campus Urutaí
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais