Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Campus Rio Verde já tem seu Cadastro Ambiental Rural

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 16h49 | Última atualização em Quinta, 01 de Julho de 2021, 19h06 | Acessos: 930

A Instituição foi a primeira entre as unidades dos Institutos Federais do país a protocolar o documento no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SISCAR).

Prof. Charlys Roweder e Leonardo Carvalho da Ambifort
imagem sem descrição.

 O Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi criado  em 2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente e regulamentado em 2014. De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro, o CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. Tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental da propriedade. O documento reúne  relatórios com informações georreferenciadas do perímetro do imóvel, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, com informações da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e das Reservas Legais.

No Campus Rio Verde do IF Goiano todo o levantamento foi feito pela empresa Ambifort, que realizou o trabalho de forma gratuita. A empresa é formada por vários egressos da Instituição, como Leonardo Carvalho e Fernanda Asa.  O documento está sob análise da SISCAR. De acordo com o engenheiro florestal do campus, professor Charlys Roweder, com o CAR o campus pode atuar de forma adequada com base em planejamentos, uma vez que, possui acesso às potencialidades existentes e as fragilidades a serem trabalhadas.

Para o diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Fabiano Guimarães, os cuidados com o Meio Ambiente estão entre as prioridades  de sua gestão, portanto, tudo que necessitar fazer para se adequar às exigências dos órgãos ambientais será feito. Para o Gerente de Ambiente e Agropecuária, professor Edson Luis Souchie, que também atua no projeto do Jardim Botânico de Rio Verde, O Cadastro Ambiental Rural  é imprescindível para o bom andamento dos trâmites relacionados à consolidação do JBRV. 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página