Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Pesquisador é premiado pela Embrapii

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2024, 17h51 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2024, 17h51 | Acessos: 81

O professor Tavvs Micael Alves, do IF Goiano, recebeu o prêmio "Pesquisador Destaque" entre as 93 unidades credenciadas pela Embrapii no país.

O professor Tavvs Micael Alves, do IF Goiano, foi premiado na categoria “Pesquisador Destaque” de 2024, durante a Conferência Anual das Unidades Embrapii, realizada em Brasília na última terça-feira (10). Entre as 93 unidades credenciadas no país, o professor se destacou pelas contribuições de seu trabalho para a ciência e o país, bem como pelo impacto nos resultados da unidade do IF Goiano.

Tavvs é graduado em Agronomia, com doutorado em Entomologia e Sensoriamento Remoto. Atua na área de Agricultura Digital, no desenvolvimento de softwares, dispositivos e processos que otimizam o manejo de pragas, recomendação nutricional e controle biológico na agricultura.

Entre trabalhos concluídos e em desenvolvimento, o professor já liderou seis projetos com fomento da Embrapii, que totalizam o valor de R$7,6 milhões de investimento, sendo quase R$3 milhões das empresas parceiras. Atualmente, esses números fazem dele o pesquisador com maior participação no portfólio da unidade e com mais recursos captados.

Tais projetos já renderam o registro de seis softwares pelo IF Goiano junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com previsão de mais quatro registros, além do depósito de dois modelos de utilidade, três desenhos industriais e três marcas.

A gerente de projetos do Polo de Inovação, Rúbia Marques, explica que quando essa tecnologia é transferida e explorada comercialmente, o retorno vai muito além de royalties ou compensação financeira para o IF Goiano: “as tecnologias que a equipe do professor vem desenvolvendo tornam a agricultura e a indústria que fornece seus insumos mais competitivas no cenário global, fortalecendo a economia brasileira”, analisa ela.

Desde que começou sua carreira como professor efetivo do Instituto, em 2019, Tavvs liderou de forma direta a capacitação em pesquisa tecnológica de mais de 30 estudantes, todos participantes desses projetos de inovação.

Finalmente, pelo destaque nessas atividades, é pesquisador bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo o professor, o prêmio também é uma conquista coletiva: “é resultado do trabalho conjunto de pesquisadores, estudantes e gestores do IF Goiano, que apoiam e se dedicam à inovação tecnológica”, comentou Tavvs.

Núcleo de Relações Institucionais do Polo de Inovação
Texto: Karen Terossi

Fim do conteúdo da página