Família Socializadora
Família socializadora - A família socializadora são pessoas que se voluntariam para contribuir com o desenvolvimento de um filhote de cão-guia durante seus primeiros 15 meses de vida. Nessa etapa, o socializador é responsável por levar o animal a todos os ambientes possíveis, tais como trabalho, academias, shopping centers, restaurantes, ônibus, etc. Essa fase é importante para o desenvolvimento das três principais características de um cão-guia: educação, obediência e foco no trabalho de guiar.
Durante essa etapa o socializador é assistido pela equipe do programa, formada por instrutores, treinadores e médicos veterinários. Além disso, a família socializadora não tem custo com o animal, pois todo o processo é subsidiado pelo IF Goiano Campus Urutaí, como alimentação, tratamento médico veterinário e suporte técnico de treinadores.
Famílias Acolhedoras - Pessoas que se voluntariam para hospedar um cão do Programa, que geralmente são matrizes, padreadores ou cães-guia já treinados, em sua residência por tempo determinado, de acordo com a necessidade do Programa. Apesar de não terem a obrigação de socializá-lo, a orientação é para que as Famílias Acolhedoras contribuam com o trabalho de treinamento do animal, utilizando-se dos mesmos padrões passados pela equipe no dia-a-dia do animal.
Suporte do Programa Cão-Guia - Para que a socialização e o acolhimento dos cães aconteçam, os socializadores ou acolhedores recebem todo o suporte do Programa Cão-Guia: ração, tratamento médico veterinário e acompanhamento técnico com o objetivo de capacitar o socializador sobre obediência, comportamento canino, convivência familiar e socialização.
Como me tornar uma família socializadora ou acolhedora? - Para socializar um filhote de cão-guia o candidato deverá se inscrever no Programa Cão-Guia através do preenchimento da ficha de cadastro no link ao lado:
Sua inscrição ficará registrada em nosso banco de dados e nossa equipe entrará em contato para agendar uma entrevista à medida que houverem cães disponíveis para acolhimento e/ou socialização.
Redes Sociais