Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
SNCT

IF Goiano expõe protótipo de microscópio feito com celular

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2015, 14h44 | Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2015, 11h56 | Acessos: 2599

Aluno do Câmpus Ceres expõe, em Brasília, protótipo que visa baratear e tornar acessível microscópios para utilização em sala de aula. 

Estudante do Câmpus Ceres expõe protótipo na SNCT de Brasília
Estudante do Câmpus Ceres expõe protótipo na SNCT de Brasília

 O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participa da 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Brasília, realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A Instituição apresentará, durante o evento, um projeto de pesquisa do aluno Allan Pablo Gomes, do curso de Licenciatura em Química do Câmpus Ceres. 

Allan montou um protótipo de microscópio de baixo custo, que utiliza apenas a câmera de um celular e uma lente de "laser pointer", que é um ponteiro laser utilizado em apresentações. A ideia de reproduzir o protótipo, segundo o discente, partiu da vontade de tornar o microscópio mais acessível a estudantes e escolas que não possuam recurso para trabalhar com o mecanismo. "É um aparelho muito caro e queremos que os estudantes tenham uma ideia de como trabalhar com o microscópio, ainda que o nosso mecanismo não possua a mesma resolução. Dessa maneira podemos incentivar o interesse pela ciência", diz. 

Além da oportunidade de demonstrar seu projeto, o aluno do Câmpus Ceres comemora a chance de participar do evento nacional. "É a primeira vez que participo de um evento desse porte. Estou ansioso para ver os demais trabalhos e apreender um pouco mais", diz. 

Leitor de cédulas - Além do projeto do Câmpus Ceres, o IF Goiano também expõe em seu estande na SNCT de Brasilia, o projeto "Identificador de Cédulas de Dinheiro para Deficientes Visuais". O projeto é desenvolvido pelo professor Eduardo Castilho e pelos estudantes Vítor Fernandes dos Santos, Moisés Silva dos Santos e Patrícia Duarte da Silva, do curso técnico em Informática do Câmpus Avançado Catalão. O leitor de cédulas consiste em um dispositivo portátil, de baixo custo, capaz de fazer a identificação de cédulas de dinheiro e informar o usuário com deficiência visual por meio de comando de voz.

O tema da 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia será "Luz, Ciência e Vida". Esta escolha se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. A participação do IF Goiano na 12ª SNCT de Brasília é coordenada pela pró-reitoria de Extensão do IF Goiano.

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

Leia mais: 

IF Goiano participa da 12ª SNCT

12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Hidrolândia 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página