IF Goiano expõe protótipo de microscópio feito com celular
Aluno do Câmpus Ceres expõe, em Brasília, protótipo que visa baratear e tornar acessível microscópios para utilização em sala de aula.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participa da 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Brasília, realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A Instituição apresentará, durante o evento, um projeto de pesquisa do aluno Allan Pablo Gomes, do curso de Licenciatura em Química do Câmpus Ceres.
Allan montou um protótipo de microscópio de baixo custo, que utiliza apenas a câmera de um celular e uma lente de "laser pointer", que é um ponteiro laser utilizado em apresentações. A ideia de reproduzir o protótipo, segundo o discente, partiu da vontade de tornar o microscópio mais acessível a estudantes e escolas que não possuam recurso para trabalhar com o mecanismo. "É um aparelho muito caro e queremos que os estudantes tenham uma ideia de como trabalhar com o microscópio, ainda que o nosso mecanismo não possua a mesma resolução. Dessa maneira podemos incentivar o interesse pela ciência", diz.
Além da oportunidade de demonstrar seu projeto, o aluno do Câmpus Ceres comemora a chance de participar do evento nacional. "É a primeira vez que participo de um evento desse porte. Estou ansioso para ver os demais trabalhos e apreender um pouco mais", diz.
Leitor de cédulas - Além do projeto do Câmpus Ceres, o IF Goiano também expõe em seu estande na SNCT de Brasilia, o projeto "Identificador de Cédulas de Dinheiro para Deficientes Visuais". O projeto é desenvolvido pelo professor Eduardo Castilho e pelos estudantes Vítor Fernandes dos Santos, Moisés Silva dos Santos e Patrícia Duarte da Silva, do curso técnico em Informática do Câmpus Avançado Catalão. O leitor de cédulas consiste em um dispositivo portátil, de baixo custo, capaz de fazer a identificação de cédulas de dinheiro e informar o usuário com deficiência visual por meio de comando de voz.
O tema da 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia será "Luz, Ciência e Vida". Esta escolha se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. A participação do IF Goiano na 12ª SNCT de Brasília é coordenada pela pró-reitoria de Extensão do IF Goiano.
Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos
Leia mais:
IF Goiano participa da 12ª SNCT
12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Hidrolândia
Redes Sociais