Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Ensino

Licenciaturas do IF Goiano conquistam nota máxima no Enade 2025

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 25 de Mai de 2026, 16h25 | Última atualização em Segunda, 25 de Mai de 2026, 16h37 | Acessos: 29

Cursos dos campi Iporá e Urutaí alcançaram conceito 5, resultado atribuído à aproximação entre formação acadêmica, prática docente, ações institucionais de apoio aos estudantes e preparação para exame nacional.

A forte aproximação entre formação acadêmica e prática docente está entre iniciativas do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) que levaram licenciaturas da Instituição ao conceito máximo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2025. Dos 12 cursos da avaliados, três alcançaram a nota 5: Química, do Campus Iporá, Matemática e Educação Física, ambos do Campus Urutaí. Outros dois, Química do Campus Morrinhos, e Ciências Biológicas, do Campus Ceres, obtiveram conceito 4, também considerado satisfatório.

O Enade das Licenciaturas – que também é a Prova Nacional Docente – é um exame obrigatório a todos os futuros professores, contém 81 questões objetivas e discursivas sobre a formação geral docente e a área específica. O exame é fundamental para diagnosticar a qualidade dos cursos, garantindo a renovação e reconhecimento das licenciaturas oferecidas pelas instituições. Além disso, sem ele, o estudante não cola grau nem recebe o diploma.  

Sabendo dessa importância mas, também, dos desafios históricos que constituem as licenciaturas no Brasil, a Instituição tem um posicionamento claro: reconhecer sua relevância estratégica na formação dos professores. “A baixa procura em alguns contextos e a oferta predominantemente no período noturno faz com que o perfil dos estudantes seja, em grande parte, composto por trabalhadores que conciliam estudo, trabalho e vida pessoal, exigindo de nós ações de permanência, acolhimento e formação qualificada”, explica o pró-reitor de Ensino em exercício, Professor Justino.

Desse modo, o Instituto busca oferecer ações que permitem aos alunos experiências concretas de atuação profissional na graduação – bolsas de iniciação científica, estágio, projetos de pesquisa e extensão. Mesmo em um cenário de escassez de recursos, a Instituição segue promovendo eventos voltados à formação de professores, como o Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (Elped) e o Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – cuja última edição acaba de ser realizada no Campus Posse e levou aos participantes informações sobre o Enade.

Professor Justino também destaca que, também em 2025, o IF Goiano promoveu atividades formativas que levaram à conscientização de estudantes, docentes e coordenadores acerca da relevância do Enade. A Proen solicitou aos campi, ainda, a elaboração e execução de planos de intervenção específicos. “Entre os cursos que apresentaram melhor desempenho houve um elemento comum: o debate contínuo acerca do exame, de sua estrutura, do estilo das questões e de sua importância acadêmica e institucional”, avalia o pró-reitor.

 

Confira resultados do Enade 2025

 

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página