Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
JIF 2026

Etapa institucional promove integração e prática esportiva entre estudantes

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2026, 13h48 | Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2026, 16h28 | Acessos: 71

Jogos em Ceres definem representantes para a fase Centro-Oeste, em Mato Grosso, de 20 a 25 de setembro.

Competições foram realizadas de quarta, 9, a sexta-feira, 11, com onze delegações participantes.
Competições foram realizadas de quarta, 9, a sexta-feira, 11, com onze delegações participantes.

A Etapa institucional dos Jogos das Instituições Federais (JIF) 2026 chegou ao fim na sexta-feira, 11, após três dias de competições no Campus Ceres. Cerca de 300 estudantes-atletas de 11 unidades do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participaram das disputas em oito modalidades: futsal, voleibol, futebol society, handebol, atletismo, natação, xadrez e tênis de mesa.

Os resultados evidenciaram o desempenho de estudantes das diferentes unidades do IF Goiano. Nas modalidades coletivas, o trabalho em equipe definiu os vencedores em cada categoria: Ceres no handebol masculino; Iporá no futebol society masculino; Campos Belos no voleibol masculino e feminino; e Posse no futsal masculino e feminino.

 

Premiação do handebol masculino, com Ceres em primeiro lugar, Urutaí em segundo e Iporá, em terceiro.

 

Nas modalidades individuais, o favoritismo também se dividiu entre os estudantes de várias regiões:

  • Xadrez: vitórias para os atletas de Posse (masculino) e Campos Belos (feminino).
  • Tênis de Mesa: destaque para Morrinhos no individual (masculino e feminino) e na equipe masculina, além de Campos Belos na equipe feminina.
  • Atletismo e Natação: a pista e a piscina contaram com grande diversidade de participantes no pódio, reunindo representantes de Ceres, Posse, Campos Belos, Catalão, Cristalina, Urutaí, Iporá, Ipameri, Morrinhos, Hidrolândia e Trindade.

 

No tênis de mesa individual feminino, ouro foi para Morrinhos; prata e o bronze para Campos Belos.

 

No somatório geral de pódios, o Campus Ceres esteve presente em 33 premiações, seguido por Posse (22) e Catalão (14), depois Campos Belos (13); Urutaí (11); Ipameri (9)  e Morrinhos, Iporá, Hidrolândia – com sete medalhas cada; Cristalina, seis,  e Trindade, duas medalhas (confira quadro abaixo).

Apesar do registro das pontuações, a proposta pedagógica do evento prioriza a dimensão coletiva e educativa do esporte. “Mais do que a busca por resultados ou classificações, o foco foi proporcionar a convivência sadia, a troca de experiências e o fortalecimento dos vínculos entre os estudantes de todas as nossas unidades”, reforça o presidente da Comissão Organizadora dos JIF, Rone Clei da Silva Santos.

Premiação das individuais, assim como atividades de integração, foram realizadas no Teatro de Arena do Campus Ceres.

 

Premiações, lazer e encerramento

As modalidades individuais tiveram o resultado definido na quinta-feira, 10, com premiações nesse mesmo dia, no período noturno. No encerramento, na sexta-feira, foram realizadas as últimas disputas dos jogos e a premiação das modalidades coletivas. As delegações de Campos Belos e Posse permaneceram em Ceres até sábado, 12, antes de retornar às cidades de origem. 

Além das partidas e provas, a programação contou com atividades de integração entre os participantes, incluindo um luau na quarta-feira, 9, e uma apresentação de batalha de rima na quinta. Em razão das altas temperaturas registradas durante o período, a piscina da unidade foi liberada para uso dos estudantes sob supervisão. 

 

Próximas fases

A etapa realizada em Ceres encerrou a fase institucional dos JIF no IF Goiano. Os estudantes classificados seguem para a etapa Centro-Oeste, prevista para ocorrer de 20 a 25 de setembro, no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Barra do Garças. A etapa nacional dos Jogos está prevista para outubro, em Goiânia.

 

 

Acesse:

Resultado final JIF – Modalidades individuais

Resultado final JIF – Modalidades coletivas

Fotos do evento

Site do evento

 

Diretoria de Comunicação Social

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página