Página inicial > Eventos Institucional > VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal
Evento nacional

VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal

Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2024, 12h07 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2024, 12h08 | Acessos: 14

Com grande entusiasmo convidamos a todas/os para o VII Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal! O evento, que acontecerá em Natal de 25 a 28 de novembro de 2024 e será sediado pelo IFRN, é realização de um coletivo da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica. Por isso, é um evento itinerante. Em 2018, foi realizado no Instituto Federal de Goiás (IFG), I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja), com o objetivo de socializar, discutir e realizar trocas de experiências sobre trabalhos desenvolvidos no âmbito da EJA integrada à EPT. Em 2019, na cidade de Londrina, sob a gestão do IFPR, se realizou o II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja). Nas duas ocasiões, foram construídos documentos, após deliberação coletiva, contendo propostas de ações a serem desenvolvidas no âmbito do MEC/SETEC e das instituições.

Em 2020, sob a coordenação do IFAL, realizou-se o III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja), que contou com mais de 1400 inscrições; 140 trabalhos aprovados entre relatos de experiências e comunicações de pesquisa. O IV Encontro foi realizado em 2021, sob a responsabilidade do IFAM, contou com 1010 Inscritos e 80 submissões realizadas. Em 2022, realizou-se, em Sapucaia do Sul, o V Encontro EJA-EPT da Rede Federal. Em 2023, o IFRJ junto com IFF e o Colégio Pedro II organizaram e sediaram o VI Encontro. Os encontros sempre se organizaram em torno de eixos de discussão, a saber: Formação docente para EJA-EPT; Acesso, permanência e êxito na EJA-EPT; Gestão da EJA-EPT; Trajetória dos estudantes na EJA-EPT; Currículo integrado na EJA-EPT; Metodologias e material didático para EJA-EPT; Identidades, gênero e etnicidade na EJA-EPT.

VII ENCONTRO EJA-EPT DA REDE FEDERAL envolverá diretamente técnicos administrativos em educação, docentes, discentes da Rede Federal de Educação Ciência e Tecnologia que atuam e se dedicam à produção teórica, à formação acadêmica e à difusão do conhecimento sobre o campo da educação profissional em sua interface com a educação de jovens e adultos. É um espaço de troca de experiências e socialização das pesquisas que estão sendo realizadas na Rede Federal. Entende-se que a manutenção dos diálogos e reflexões iniciados em 2018 são fundamentais para a defesa e o avanço da EJA-EPT na Rede Federal e no Brasil.

Acesse o site do evento

registrado em: