Página inicial > Publicações > Pesquisa e Inovação > Programas > Programas Institucionais de Iniciação Científica

Programas Institucionais de Iniciação Científica

Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2015, 12h05 | Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2015, 12h05 | Acessos: 4959

Os Programas Institucionais de Iniciação Científica do IF Goiano tem por objetivos:

- Estimular pesquisadores a inserir estudantes nas atividades de iniciação científica e tecnológica, integrando jovens em grupos de pesquisa, de forma a acelerar a expansão e a renovação do quadro de pesquisadores e, consequentemente, estimular a produção científica e o envolvimento de novos pesquisadores.

- Proporcionar ao estudante a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

- Despertar a vocação e desenvolver o pensamento científico mediante a participação de estudantes nos cursos regulares em projetos de pesquisa.

- Incentivar os alunos para iniciação à pesquisa, contribuindo inclusive na redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores.

- Consolidar a política de pesquisa para a iniciação científica no ensino médio, nos cursos técnicos, tecnológicos, bacharelados e licenciaturas do IF Goiano, reforçando a integração entre ensino médio, graduação e pós-graduação, por intermédio da qualificação dos alunos para os programas de pós-graduação.

O Programa comporta as seguintes categorias, nos quais os estudantes dos cursos regulares podem ser inseridos: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), Programa Institucional Voluntário de Iniciação Cientifica (PIVIC), Programa Institucional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Júnior (PIBIC – ICJ.) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC - EM).

Assunto(s):