Agência IF Goiano de Inovação Tecnológica

Publicado: Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 17h43 | Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 19h12 | Acessos: 1410

Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), a Agência IF Goiano de Inovação Tecnológica (Agência IF Goiano) contribui para o cumprimento dos dispositivos legais previstos na Lei 11.892/2008 ou seus substitutos, por meio do estímulo à pesquisa aplicada, à produção cultural, ao empreendedorismo, ao cooperativismo e ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Nesse sentido, a Agência IF Goiano é responsável pela política, gestão, organização, fomento e estímulo da inovação, atuando na prospecção de parcerias tecnológicas. Além de disseminar a inovação tecnológica e a cultura empreendedora no âmbito do IF Goiano. Também é responsável pela implementação das Agências Locais de Inovação Tecnológica nos campi, mediante assessoria, estudo, consulta e aplicabilidade de políticas inerentes à inovação, transferência e licenciamento de tecnologia, além de realizar parcerias públicas e privadas, prestação de serviços tecnológicos e captação de recursos, entre outras diligências, com foco no desenvolvimento econômico, tecnológico e social da região e do país.

Para o cumprimento dessas responsabilidades, constitui missão da Agência IF Goiano promover prospecção tecnológica e atuar de forma competitiva no campo da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e prestação de serviços tecnológicos, e, ainda, orientar as demais ações de inovação e empreendedorismo no âmbito do IF Goiano. Constitui a visão da Agência ser uma entidade de referência em pesquisa, inovação e serviços, por meio da integração de soluções tecnológicas competitivas e sustentáveis, com abrangência a nível nacional e internacional. Além disso, constituem-se valores da Agência: cooperação, excelência em serviços, efetividade, inovação e integração.

De forma geral, a Agência IF Goiano é composta pela seguinte estrutura: (i) Coordenação-Geral de Convênios e Contratos de Pesquisa e Inovação Tecnológica e (ii) Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), além de ser responsável pelo apoio e execução de serviços operacionais das Agência(s) Local(is) de Inovação Tecnológica; Polo(s) de Inovação; Centro(s) de Excelência; Parque(s) Tecnológico(s); Incubadora(s) de base tecnológica; e dos demais órgãos de base inovadora e tecnológica que sejam criados no âmbito da IF Goiano. Destaca-se que cada órgão vinculado à Agência deve possuir regulamento próprio.

A Coordenação-Geral de Convênios e Contratos de Pesquisa e Inovação Tecnológica tem o compromisso de apoiar as ações de pesquisa e inovação tecnológica no sentido de orientar os órgãos e/ou coordenadores de projetos de inovação na formalização de propostas e na elaboração de planos de trabalho; participar da elaboração de minutas de termos de contrato e outros ajustes de inovação e juntada de documentos necessários; mediar as relações entre o IF Goiano, as fundações de apoio e as empresas; atender as solicitações dos órgãos de controle quanto à execução dos contratos, convênios e outros instrumentos; entre outros.

O NIT tem o compromisso de disseminar a Política Institucional de Propriedade Intelectual do IF Goiano e estimular o pensamento inovador e por consequência as criações tecnológicas inovadoras. Avaliar e promover a proteção das criações desenvolvidas na instituição, bem como articular a manutenção de proteções e orientar e elaborar os pedidos de proteção intelectual em conjunto com os inventores, interagindo diretamente com o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Além disso, o NIT tem como meta a implementação de Cultura inovadora no âmbito acadêmico e institucional do IF Goiano, promovendo interação com a comunidade empresarial do Estado de Goiás, possibilitando o surgimento de novas parcerias comerciais que unam o investimento ao conhecimento gerado, trazendo crescimento e desenvolvimento ao Estado de Goiás, através dos grandes benefícios do incentivo à inovação.

Portfólio de Inovações do IF Goiano

Documentos Norteadores