Página inicial > Últimas Notícias > Elped 2026 será no Campus Posse
Formação de Professores

Elped 2026 será no Campus Posse

Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2024, 17h01 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2024, 07h57

Anúncio foi feito durante programação do V Elped, que terminou na quinta-feira, 25, com cerimônia de premiação de trabalhos científicos.

Evento ocorre de dois em dois anos e será sediado no nordeste goiano pela primeira vez.

A próxima edição do Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (Elped) será realizada no Campus Posse do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). O anúncio foi feito durante o V Elped no Campus Iporá pela pró-reitora de Ensino, Geísa Boaventura, pelo coordenador-geral da edição 2024, Virgílio Erthal, e pelo coordenador local, Marlúcio Tavares. O professor do Campus Posse Emerson José da Silva recebeu a notícia e, em nome da gestão da unidade, demonstrou satisfação em receber o evento no nordeste goiano pela primeira vez. O Elped ocorre de dois em dois anos e já foi sediado antes em Morrinhos, Rio Verde, Urutaí e Ceres.

O anúncio foi feito na noite de quarta-feira, 24, logo depois da cerimônia de entrega dos certificados e troféus do prêmio professor Diamante da Educação. Na sequência, foi a vez da coordenadora-geral de Fomento e Avaliação de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fernanda Litvin Villas Boas, trazer o histórico, fazer um panorama geral e apontar os desafios da disponibilização de bolsas para os Programas de Iniciação à Docência (Pibib) e Residência Pedagógica.

A profissional (foto abaixo) lembrou que o fomento à formação inicial e continuada de professores para a educação básica data de 2007, nos mesmos moldes da iniciação científica e, desde então, várias ações, normativas e programas foram criados. Para ela, a qualidade desse nível de ensino depende de diversos fatores como maiores investimentos, condições de trabalho, formas de carreira, melhoria salarial, resgate da cultura do valor da profissão e a formação de professores.

A Capes atua nessas duas últimas frentes, com o intuito de despertar a motivação das instituições pela educação básica, a demanda dos cursos de licenciatura e o impacto na qualidade discente.  Em 15 anos de história, foram 11 edições de Pibid, por exemplo, que deve lançar ainda neste mês um novo edital. Na prática, as experiências formativas mostram que o programa traz a experiência da docência aos licenciandos, a partir do desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas na sala de aula ou na escola. Com isso, eles buscam interferir positivamente no processo de ensino-aprendizagem e promovem constantes reflexões sobre a prática docente.

Entre os desafios a serem superados, Fernanda cita o de tornar o Pibid um programa permanente, de fluxo contínuo; acompanhar o percurso formativo e profissional dos egressos; institucionalizar o processo de avaliação dos projetos por meio de portaria e garantir orçamento para a manutenção e ampliação de programas e ações da Diretoria voltados para as licenciaturas. Ao fim da fala de Fernanda e em meio às indagações dos participantes, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa, agradeceu a Capes, em nome do IF Goiano, que lutou pelo apoio ao fomento das pesquisas mesmo nos momentos atípicos como na pandemia, e durante os cortes orçamentários enfrentados nos últimos anos.

Encerramento – A palestra da diretora da Capes fez parte do IX Seminário de Iniciação à Docência e VII Seminário do Residência Pedagógica, que integraram o V Elped, juntamente com o III Seminário Internacional de Formação de Professores, realizado no dia anterior. O Encontro terminou na quinta-feira, 25, ao meio-dia, com a premiação dos trabalhos científicos que mais se destacaram (veja foto). Ao todo foram destacados quatro pôsteres, três relatos de experiência e três comunicações orais de diversos campi (confira relação aqui).

Acesse página do evento

Siga-nos no Instagram do @ifgoiano e do @ifgoianocampusipora