Evento discute pesquisa na Agricultura
IF Goiano é organizador da iniciativa juntamente com UFG e Fapeg. Programação segue até terça-feira, 19, e está sendo transmitida ao vivo pela internet.
Construir uma agenda que alie a ciência à economia no que se refere à produção de alimentos é o grande desafio do País, em especial no momento de crise. O chamamento deu o tom do evento A Pesquisa na Agricultura: Implicações para a Sustentabilidade e a Segurança Alimentar Global, que teve início na manhã de segunda-feira, 18, em Goiânia, reunindo mais de 350 pesquisadores, representantes de instituições e interessados na área.
O reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Vicente de Almeida, participou da solenidade de abertura. A Instituição está entre as organizadoras da iniciativa juntamente com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg). O evento faz parte das celebrações do centenário da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e está sendo transmitido ao vivo pela internet (veja abaixo). Várias unidades do IF Goiano se organizaram para que os alunos possam acompanhar a programação por meio de telões.
Durante a cerimônia que abriu os trabalhos do evento, a presidente da Fapeg, Maria Zaira Turchi, citou que há previsão, nas próximas décadas, de uma crise global na oferta de alimentos. Nesse contexto, o órgão das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) apela ao Brasil para entregar 40% da demanda suplementar de alimentos ao mercado mundial.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, Evaldo Vilela, - representando os demais órgãos de fomento correalizadores do evento - complementou que o Brasil tem grande potencial em ciência e tecnologia para enfrentar esse cenário. Mas antes, é preciso que a pesquisa chegue ao setor produtivo, que muitas vezes desconhece essa capacidade. "Precisamos traduzir a ciência em benefícios para a sociedade", resumiu.
Programação - O evento segue até terça-feira,19, e na programação estão previstos paineis e palestras que abordarão temas que vão desde sistemas agroflorestais, produção de carne e de leite, grãos e hortaliças, até a formação de profissionais vocacionados e a necessidade de pesquisa e desenvolvimento na agroindústria. Cada Fundação envolvida na realização indicou palestrantes para o evento, de maneira a trazer uma abordagem abrangente do tema, ao mesmo tempo afinada às realidades dos estados participantes.
Ao final das atividades será entregue à sociedade a Carta de Goiânia. Nela, serão delineados os principais avanços e desafios do setor, que nortearão os próximos passos no desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação para a produção de alimentos sustentáveis e acesso à cidadania. A Carta de Goiânia está sendo construída por entidades do setor desde o começo do ano e está disponível para consulta on-line, de maneira a receber contribuições para sua consolidação
Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos
>>> Saiba mais:
Academia Brasileira de Ciências comemora centenário com debates
Redes Sociais