Uepe - Integração lavoura-pecuária-floresta

Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 22h35 | Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2020, 16h17 | Acessos: 3831

Iporá

UEPE "Tamanduá"

Parceiros: Comigo, Syngenta, Sempa, Embrapa e produtores José Lopes Coelho, Iron Manuel Campos e Esmar Gonçalves Cunha

Área da UEPE: 15 hectares

Localização: Iporá, Fazenda Escola do IF Goiano - Campus Iporá (rodovia GO 060, km 222).

Sistema: integração lavoura-pecuária-floresta.

Desenvolvimento do projeto

A UEPE “Tamanduá” foi implantada na safra 2013/2014 sendo, portanto, a UEPE mais antiga do IF Goiano. A unidade é focada em pesquisa aplicada com avaliações de modalidades de reforma de pastagens, produção de grãos e de silagens e bovinocultura de corte (cria, recria e engorda). Abaixo, descrevemos o histórico da unidade ao longo das safras:

2014/2015: Foram testados os consórcios de milho guandu e braquiária, milho e braquiária, braquiária e guandu, além de guandu sobre pasto em degradação, guandu com adubação fosfatada sobre pasto em degradação . Na entressafra, recria de novilhas Nelore e F1 (Angus-Nelore).

Safra 2015/2016: Cultivada soja, realizada engorda de novilhas em pastagem de Tanzânia rotacionado (novembro/15 a abril/16) e engorda de novilhas nas pastagens em consórcio com guandu e adubação fosfatada.

Safra 2016/2017: Foram avaliadas diferentes alternativas de produção do milho, no consórcio triplo milho-guandu-braquiária. Avaliou-se a produção de silagem de área total, silagem de grão úmido e ausência de colheita na safra (outubro/16 a janeiro/17) e recria de boi na safrinha (fevereiro a março/17).

Safra 2017/2018: Safra de pastagem de braquiária (Brachiaria brizantha cv. Xaraés) destinada à produção de carne bovina. Foram usados machos inteiros F1 (Angus-Nelore) durante o período de outubro/17 a junho/18.

Safra 2018/2019: Desde de julho/2018 encontra-se em fase de implantação e avaliação do sistema de produção de bezerros a pasto com matrizes sobre pastagem proveniente do sistema de ILP. Esta etapa busca determinar a capacidade de produção e viabilidade econômica da fase de cria.

Também está sendo planejada a implantação de área modelo de ILPF com espécies florestais nativas e exóticas.

Outras informações

A UEPE "Tamanduá" é fomentada por três projetos de pesquisa aprovados pelo CNPq (edital 17/2014). Também é financiada com recursos do IF Goiano (edital 21/2015). Atualmente conta com dois projetos de extensão responsáveis pela divulgação dos resultados obtidos ao longo dos anos de existência da UEPE.

Diversos estudantes de nível técnico e superior vem realizando iniciação científica e produzindo resumos e artigos científicos a partir dos trabalhos desenvolvidos na UEPE. A área é utilizada multi e interdisciplinarmente para aulas práticas nos diversos níveis do ensino. Os resultados foram divulgados em quatro dias de campo.