Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Projetos > InovaSipa - Projeto Sistemas Integrados de Produção Agropecuária
Início do conteúdo da página

InovaSipa - Projeto Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 19h51 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 18h05 | Acessos: 6437

       

O que são as UEPE?

As Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEPE) de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA) do IF Goiano constituem espaços experimentais e ambientes para troca de experiências, com a finalidade de difundir esse sistema produtivo. Entre as atividades realizadas nas UEPE do IF Goiano estão:

  • Aulas demonstrativas e práticas;
  • Experimentos e validação de tecnologias;
  • Extensão rural e transferência de tecnologia.

Vale ressaltar que os SIPA são reconhecidamente sustentáveis, ambiental e economicamente. Entretanto, devido à maior complexidade, os componentes do sistema devem ser escolhidos com cuidado, levando em conta as características da propriedade e da região.

Nesse sentido, com relação às atividades de pesquisa, as UEPE do IF Goiano buscam encontrar soluções básicas (ou iniciais) para o Cerrado, que se adaptem às diferentes condições de solo, clima e aptidões produtivas existentes no estado de Goiás.

A expectativa é que, ao longo do tempo, os produtores que adotarem o sistema e seus consultores testem e descubram espécies e variedades ainda mais adaptadas às peculiaridades de suas propriedades e regiões.

Atualmente, o IF Goiano conta com UEPE nos municípios de Iporá, Montes Claros de Goiás, Morrinhos, Hidrolândia e Rio Verde.

Os projetos contam com diversos parceiros: Gapes, Comigo, Ikeda, Embrapa, Unipasto e produtores rurais.

O projeto

A difusão dos sistemas integrados de produção agropecuária faz parte de um projeto mais amplo do IF Goiano, que visa ampliar o diálogo da comunidade científica com produtores e com a sociedade como um todo.

No contexto atual, cidadãos/consumidores buscam alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável. Além disso, a crescente demanda por alimentos exige do Brasil que produza mais, sem causar desequilíbrios ambientais e comprometer os recursos naturais.

Uma das respostas a esse desafio é a adoção de sistemas produtivos mais eficientes e sustentáveis, como a integração lavoura-pecuária-floresta. Trata-se de uma das maneiras de produzir em consonância com os atuais valores da sociedade.

A ideia nasceu de uma parceria com o Instituto Fórum do Futuro, que começou em 2017, dentro das discussões do Projeto Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável. O interesse de produtores e a articulação entre as instituições envolvidas, no entanto, ampliou a abrangência do projeto (que inicialmente contemplava apenas Rio Verde), culminando na implantação, pelo IF Goiano, de UEPE em cinco municípios goianos.

Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.