Página inicial > Objetivos > Pesquisa e Inovação > Pesquisa - Projetos > InovaSipa - Projeto Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

InovaSipa - Projeto Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 19h51 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 18h05 | Acessos: 5796

O que são as UEPE?

As Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEPE) de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA) do IF Goiano constituem espaços experimentais e ambientes para troca de experiências, com a finalidade de difundir esse sistema produtivo. Entre as atividades realizadas nas UEPE do IF Goiano estão:

• Aulas demonstrativas e práticas;
  • Experimentos e validação de tecnologias;
  • Extensão rural e transferência de tecnologia.

Vale ressaltar que os SIPA são reconhecidamente sustentáveis, ambiental e economicamente. Entretanto, devido à maior complexidade, os componentes do sistema devem ser escolhidos com cuidado, levando em conta as características da propriedade e da região.

Nesse sentido, com relação às atividades de pesquisa, as UEPE do IF Goiano buscam encontrar soluções básicas (ou iniciais) para o Cerrado, que se adaptem às diferentes condições de solo, clima e aptidões produtivas existentes no estado de Goiás.

A expectativa é que, ao longo do tempo, os produtores que adotarem o sistema e seus consultores testem e descubram espécies e variedades ainda mais adaptadas às peculiaridades de suas propriedades e regiões.

Atualmente, o IF Goiano conta com UEPE nos municípios de Iporá, Montes Claros de Goiás, Morrinhos, Hidrolândia e Rio Verde.

Os projetos contam com diversos parceiros: Gapes, Comigo, Ikeda, Embrapa, Unipasto e produtores rurais.

O projeto

A difusão dos sistemas integrados de produção agropecuária faz parte de um projeto mais amplo do IF Goiano, que visa ampliar o diálogo da comunidade científica com produtores e com a sociedade como um todo.

No contexto atual, cidadãos/consumidores buscam alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável. Além disso, a crescente demanda por alimentos exige do Brasil que produza mais, sem causar desequilíbrios ambientais e comprometer os recursos naturais.

Uma das respostas a esse desafio é a adoção de sistemas produtivos mais eficientes e sustentáveis, como a integração lavoura-pecuária-floresta. Trata-se de uma das maneiras de produzir em consonância com os atuais valores da sociedade.

A ideia nasceu de uma parceria com o Instituto Fórum do Futuro, que começou em 2017, dentro das discussões do Projeto Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável. O interesse de produtores e a articulação entre as instituições envolvidas, no entanto, ampliou a abrangência do projeto (que inicialmente contemplava apenas Rio Verde), culminando na implantação, pelo IF Goiano, de UEPE em cinco municípios goianos.