Página inicial > Quadro de Atividades Docentes > Destaque - Cristalina > Instituto Federal Goiano recebe patente inovadora para descontaminação de águas utilizando curcumina

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2024, 15h51 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2024, 09h55 | Acessos: 85

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) a patente de uma tecnologia inovadora que promete revolucionar o tratamento de água contaminada por metais tóxicos. A patente, publicada na Revista de Propriedade Industrial (RPI 2801) em 10 de setembro de 2024, página 494, sob o processo BR 10 2018 015161-4 A2, refere-se ao desenvolvimento de uma película polimérica contendo curcumina, uma substância natural extraída do açafrão-da-terra, utilizada para descontaminar ambientes aquáticos.

Essa nova tecnologia foi desenvolvida no laboratório de química do IF Goiano, Campus Cristalina, sob a liderança do professor Alécio Rodrigues Nunes. O projeto surgiu da necessidade de atender aos padrões de qualidade para água potável estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888/2020 do Ministério da Saúde. Com a contaminação de águas sendo um problema recorrente e de grande impacto social e ambiental, a inovação busca oferecer uma solução prática e sustentável para o desafio da descontaminação de águas com metais pesados.

A curcumina, amplamente conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, é o ingrediente ativo dessa tecnologia. Quando aplicada em uma película polimérica, a curcumina atua na absorção e remoção de contaminantes da água, garantindo que ela esteja dentro dos padrões de segurança para consumo. "Esperamos que essa tecnologia possa não apenas melhorar a qualidade da água, mas também ser um recurso educacional e de conscientização para a comunidade local", explica o professor Alécio.

Um Olhar para o Futuro: Educação e Sustentabilidade

Com a patente em mãos, o próximo passo do IF Goiano é transformar essa inovação em um material didático acessível e utilizável pela comunidade cristalinense. A proposta é levar a tecnologia às escolas e à sociedade em geral, promovendo a conscientização sobre a importância do tratamento de água. Além disso, há a intenção de integrar a produção de açafrão-da-terra em hortas escolares, utilizando as raízes da planta tanto na descontaminação da água como na alimentação escolar, destacando suas propriedades nutricionais.

Essa abordagem integrativa visa não apenas resolver um problema crítico de saúde pública, mas também engajar a comunidade em práticas sustentáveis e educacionais. "O tratamento da água é um grande desafio para toda a sociedade, e nosso objetivo é que esta tecnologia seja um exemplo de como a ciência pode contribuir para soluções locais e sustentáveis", destaca o professor Alécio.

O IF Goiano reafirma, com essa conquista, seu compromisso com a inovação, a ciência aplicada e a responsabilidade social. A instituição espera que essa patente seja apenas o começo de uma série de inovações voltadas para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Assessoria de Comunicação do IF Goiano Campus Cristalina

registrado em: