Forti realiza workshop para aprimorar sistemas de gestão na Rede Federal
Evento reúne gestores de Tecnologia da Informação e representantes dos Fóruns de Dirigentes de Ensino (FDE), de Desenvolvimento Institucional (FDI), dPesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Forpog) e Extensão (Forproext).
Durante dois dias, o evento – organizado pelo Fórum de Tecnologia da Informação (Forti) do Conselho – reúne gestores de Tecnologia da Informação (TI) das instituições da Rede e também representantes dos Fóruns de Dirigentes de Ensino (FDE), de Desenvolvimento Institucional (FDI), de Pró-Reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Forpog) e de Pró-Reitores de Extensão (Forproext).
O aprimoramento do Sistema Unificado de Administração Púbica (Suap), dos Sistemas Integrados de Ação (SIG) e dos sistemas estruturantes do governo motivou a realização da programação, que ocorre pela primeira vez em dez anos de atuação dos institutos federais.
Para o diretor de TI do Instituto Federal de Goiás (IFG) e coordenador da Comissão de Sistemas do Forti, Douglas Rolins de Santana, o workshop viabiliza a troca de informações em busca de soluções colaborativas e compartilhadas, além de que se faz necessário dada a constatação de que, ao longo de uma década, muitos institutos desenvolveram funcionalidades semelhantes.
“A demanda cresceu muito e, com o intuito de diminuirmos o retrabalho, resolvemos aproximar as áreas, com a intermediação do Forti, e, assim, ampliar conhecimentos e possibilidades de trabalho colaborativo para a implantação e desenvolvimento dos sistemas e suas novas funcionalidades”, explicou.
Divididos em dois grupos, um voltado para a discussão do Suap e o outro para a do SIG, os participantes saíram do encontro com sugestão de propostas e um plano de trabalho para melhorias dos sistemas – este último a ser apresentado na Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) de 2019. O grupo de SUAP decidiu que será desenvolvido, no projeto, o módulo para projetos de ensino. Foi montado um grupo de trabalho com a participação do servidor do IF Goiano, Braully Rocha, para início do desenvolvimento colaborativo com previsão para apresentação dos resultados no próximo REDITEC.
Além Douglas Santana, o evento foi aberto pelo coordenador da Comissão de Infraestrutura do Forti e diretor de TI do Instituto Federal do Pará (IFPA), Paulo Henrique Bezerra, e pelo coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e Gestão da Rede Federal (CGPOG) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Weber Tavares Silva Júnior.
Forti – O Fórum de Tecnologia da Informação tem como escopo assessorar a Câmara de Desenvolvimento Institucional do Conif. Dividido nas comissões de Sistema, Infraestrutura, Capacitação e Gestão, o Forti é composto por um representante de cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Fonte: Assessoria de Comunicação - CONIF
Redes Sociais