Página inicial > Últimas Notícias > Temas voltados para pesquisas no Ensino pautam discussões do segundo dia des Seminários
Rio Verde

Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 12h58 | Última atualização em Quinta, 02 de Mai de 2019, 16h25

Durante a manhã, palestrantes debatem assuntos voltados para as áreas de Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas e Linguagens. Apresentação sobre pesquisa na Formação e Prática Docente encerra o evento no período da tarde.

Dando continuidade às atividades dos Seminários Internacional de Formação de Professores, do Programa de Residência Pedagógica e do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), o segundo dia de evento é marcado por debates voltados para as pesquisas nos Ensino. Os seminários estão sendo realizados no Campus Rio Verde, na quinta e sexta-feira, 25 e 26.

Durante o período da manhã foram realizadas duas mesas-redondas. Para falar sobre A Pesquisa no Ensino das Ciências Humanas e Linguagens, as palestras foram proferidas pelos professores da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), Espanha, Joan Pagés Blanch, e do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Paulo Alberto da Silva Sales. Em Sua fala, o professor da UAB, expôs um breve histórico sobre sua experiência pessoal na formação docente e falou sobre o triângulo didático que se estabelece na relação entre aluno, professor e saber. De acordo com ele, para entender a educação como mais do que uma simples transferência de tendências, preconceitos e conteúdos obsoletos para alunos desinteressados é necessário que o professor dê atenção aos seus próprios referenciais.

Para Joan, “a didática das ciências humanas e sociais é uma disciplina de pesquisa que analisa os conteúdos (conhecimentos e habilidades) objeto de ensino e aprendizagem das ciências humanas e sociais (história, geografia, cidadania, etc.) e os transforma em conhecimento útil para a educação de professores e para os administradores do curriculum”. Já Paulo Alberto, falou sobre a pesquisa em linguística e literatura, abordando as perspectivas e desafios teórico-metodológicos da área. O professor mostrou como a pesquisa vem se configurando na prática pedagógica e a perspectiva que os estudos em linguística e literatura então caminhando. Paulo pontuou ainda questões referentes ao ensino feito pela pesquisa em Linguística e em Literatura.

O debate sobre a Pesquisa no Ensino das Ciências da Natureza e Matemática, foi proferido pelos professores do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Giselle Roças, e da Universidade Federal do Pará (UFPA), Iran Abreu Mendes. O momento proporcionou discussões acerca de temas como as principais falhas na formação docente. De acordo com Giselle, uma das principais questões nesse sentido refere-se ao fato daqueles professores que não incentivam o pensamento crítico do aluno. “É preciso pensar em momentos diferentes da prática cotidiana, outras situações em sala de aula que permitam uma integração diferenciada”, explica.

Encerramento – As atividades dos Seminários de Ensino serão finalizadas com a realização da mesa-redonda sobre o tema A Pesquisa na Formação e Prática, que terá como participantes os professores da UAB, Espanha, Joan Pagés Blanch, e da Universidade do Minho, Portugal, José Pacheco.

Alunas de pós-graduação do IF Goiano – Campus Avançado Hidrolândia, Lisiane Vieira e Keila da Paz Almeida, que são professoras da rede Municipal e Estadual, respectivamente, destacam que a temática proposta pelo evento vai de encontro ao que demanda a prática em sala de aula. Keila destaca que a formação continuada é extremamente necessária à rotina docente. “Através dela melhoramos nossa prática pedagógica, se não nos fechamos nos acomodamos na prática diária”, explica. “Por meio dela (Formação Continuada) conseguimos atualizar nosso conhecimento, pois o bom professor é aquele que nunca para de pesquisar e consegue levar esse conhecimento para a sala de aula”, completa Lisiane.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: