IF Goiano discute curricularização da pesquisa e extensão
Debate visa atender a obrigatoriedade de inclusão dessas atividades nos cursos de graduação das Instituições de Ensino. Ação atende o Plano Nacional de Educação e Resolução do Conselho Nacional de Educação.
Com o objetivo de discutir a curricularização da extensão, pesquisa e inovação nos cursos superiores do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), diretores dessas áreas na Instituição se reuniram para debater o assunto e propor ações. O encontro foi realizado no dia 30 de maio, na Reitoria.
A obrigatoriedade da curricularização das atividades de pesquisa e extensão está prevista em estratégia definida pelo Plano de Nacional de Educação (lei nº. 13.005/2014) e Resolução do CNE/CES nº. 07/2018. A partir dos fundamentos conceituais e legais abordados, os grupos de trabalho discutiram o tema e apresentaram uma síntese das proposições com base em perguntas norteadoras.
Como encaminhamento dessa reunião, a diretora de Desenvolvimento de Ensino, Vívian Caixeta, explica que foi proposto um plano de trabalho, onde consta, além de outras etapas, a constituição de comissão responsável por elaborar as diretrizes da curricularização da extensão e pesquisa, conforme cronograma preliminar, o qual será validado pela referida comissão. “Ficou evidente o comprometimento de todos os gestores com a implementação desta política, frente ao desafio da formação integral e integrada dos estudantes em todos os cursos e níveis de ensino ofertados pelo IF Goiano”, afirma.
Anexo 1 – Fundamentos conceituais e legais
Anexo 2 – Síntese das discussões nos Grupos de Trabalho (GT)
Anexo 3 – Proposta de plano de trabalho
Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais