Instituições discutem participação da mulher na política
O evento foi apresentado à sociedade em coletiva de imprensa realizada na sede do Ministério Público de Goiás na tarde da quarta-feira, 21.
IF Goiano, UFG, PUC, Universo, FGM, OAB, TJ, MP, Defensoria Pública, CONEM, Alego, Câmara realizam entrevista coletiva para apresentação do 2º Simpósio “A importância da mulher na construção de um parlamento democrático”. A coletiva de imprensa foi realizada na sede do Ministério Público de Goiás na tarde da quarta-feira, 21. O Simpósio tem o objetivo de buscar uma maior participação das mulheres no Legislativo, o empoderamento feminino e a igualdade de gênero e importância da mulher na construção de um parlamento democrático e ocorrerá simultaneamente em várias capitais do Brasil. O IF Goiano foi representado no evento pela diretora de Extensão, Geísa Boaventura.
Idealizado pelo senador Luiz do Carmo, o simpósio acontecerá no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal na Universidade Federal de Goiás, no dia 26 de setembro. Composta por doze mulheres, a mesa de palestrantes será composta por vários nomes importantes dos mais variados setores da sociedade. Até o momento, faltando mais de um mês para o evento, as palestrantes confirmadas são a deputada federal Flávia Morais, a deputada estadual Adriana Accorsi, a vereadora de Goiânia Léia Klébia e a advogada e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-GO, Ariana Garcia.
O evento também discutirá o Projeto de Lei do senador que visa estabelecer a reserva de ao menos trinta por cento de cadeiras do legislativo para as mulheres. Após a 2º edição do evento, todas as instituições da comissão organizadora irão propor a realização de uma audiência pública simultânea em 100% dos municípios de Goiás para debater a participação feminina na política.
Para Geísa, o IF Goiano compreende seu papel como educadores em uma proposta de formação inclusiva, que precisam refletir sobre a vida em sociedade. "Hoje temos 50% de alunos presenciais sendo menonas e mulheres, assim como servidoras. Entendemos que isso é um reflexo das oportunidades que são dadas as mulheres. E destacamos dois programas que estamos envolvidos para atender a mulher. Executamos o programa Mulheres Mil, que visa o resgate de mulher em situação de vulnerabilidade social". A diretora ainda informou que a Instituição também está fechando acordo com o Tribunal de Justiça para capacitação de educadores das redes municipais e estadual. Esse projeto vai qualificar estes profissionais com relação à ações de prevenção de violência contra a mulher.
Primeira edição - A primeira edição do evento aconteceu no dia 27 de junho, no maior auditório do Congresso Nacional em Brasília. Com a presença de grandes nomes do cenário nacional, como a ministra Cármen Lúcia, senadoras, deputadas, representantes da OAB Nacional, da Organização das Nações Unidas e membros do meio empresarial e sociedade civil.
Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais