Instituto realiza segunda etapa da Política de Comunicação
Diversos grupos debateram sobre quatro novos temas que vão compor o documento final. Comunidade tem até 8 de maio para opinar sobre textos da primeira etapa.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou nesta semana a segunda etapa do processo de construção da sua Política de Comunicação. Durante dois dias foram realizadas quatro reuniões temáticas com convidados da comunidade escolar e externos, além da comissão permanente e do assessor que acompanham os trabalhos.
Os grupos discutiram, inicialmente, sobre a comunicação com os públicos internos, ou seja, aqueles que participam diretamente das atividades do IF Goiano e, portanto, fundamentais para o funcionamento da Instituição. Alunos, servidores e terceirizados são exemplos típicos de públicos internos.
Já na segunda reunião, o tema foram os públicos externos – aqueles que se localizam fora do Instituto, mas que mantêm com ele vínculos estreitos, atuando como parceiros ou fornecedores, por exemplo. É o caso da imprensa, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, pais de estudantes, entre outros. Em ambos os casos houve debate, também, sobre os canais de comunicação que o IF Goiano dispõe atualmente para o relacionamento com esses públicos.
Na outra rodada de reuniões, as discussões versaram sobre a gestão da comunicação do IF Goiano, além da comunicação e a gestão de crises - temática fundamental neste momento em que a Instituição enfrenta a pandemia do novo coronavírus. Findados os encontros, serão elaborados pelo assessor e pela comissão textos sobre esses assuntos que irão para consulta pública e vão compor, posteriormente, capítulos da Política de Comunicação.
Cabe lembrar que, da primeira etapa, realizada em março, já estão disponíveis (veja abaixo) dois textos para avaliação e contribuições da comunidade. Um deles lista e traz o perfil dos públicos do IF Goiano. O outro trata da comunicação dos processos seletivos da Instituição. Ambos estão sob consulta pública até o dia 8 de maio.
De acordo com o jornalista Wilson Bueno, professor da Universidade de São Paulo (USP) que acompanha os trabalhos, os debates das duas etapas realizadas até o momento foram bastante produtivos. Ele ressaltou, também, a importância da participação da comunidade nesse processo. “O caráter coletivo da Política de Comunicação do IF Goiano enriquece as discussões, democratiza e facilita, posteriormente, o processo de implementação da política”, justifica. Isso porque, para ele, quando as pessoas que se vêem representadas e ouvidas, elas tendem a contribuir com a execução das ações.
O objetivo desse instrumento de gestão é criar e implementar ações, diretrizes e estratégias para melhorar o relacionamento da Instituição com os seus diversos públicos. Na Rede Federal, atualmente, existem 13 autarquias que dispõem de documentos dessa natureza, comprovadamente recomendados para gerenciar a comunicação das organizações de forma eficaz, profissional e transparente.
Acesse página da Política de Comunicação
Diretoria de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais