Instaladas placas fotovoltaicas na Reitoria
Sistema está em fase final de aprovação junto à Enel. Previsão é que a economia decorrente da usina solar seja de R$ 16.008,00 por ano.
A Reitoria do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu a instalação de 54 placas fotovoltaicas. O sistema, que foi finalizado na última quinta-feira, 8, agora segue em fase final de aprovação junta à Enel. A previsão é que a economia decorrente dessa usina solar seja de R$ 16.008,00 por ano para uma produção de aproximadamente 27.000 kwh durante o mesmo período.
O investimento em energia solar na Instituição é fruto de recurso liberado pelo Ministério da Educação (MEC) no final de 2019. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Gilson Dourado, explica que o investimento em usinas solares faz parte do plano do governo federal, que visa reverter custos, como os de energia elétrica, para a educação.
Além da Reitoria, o recurso contemplou a instalação de placas fotovoltaicas nas unidades de Campos Belos, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Trindade e Urutaí. Até o momento, somente as usinas de Campos Belos e de Ceres estão gerando energia e estão em fase a ampliação de suas usinas. Morrinhos, Rio Verde e Hidrolândia, assim como a Reitoria, estão com os sistemas instalados, em fase final de aprovação na Enel. Já Urutaí, Trindade, Cristalina estão em fase de aprovação de projeto.
De acordo com o engenheiro eletricista do IF Goiano, Daniel Accattini, ao final dessas instalações, os campi Hidrolândia, Cristalina, Trindade, Campos Belos e Morrinhos estarão gerando mais de 90% da energia elétrica necessária para atender suas necessidades atuais.
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais