Ministro participa de reunião do Conif
Mercadante ressaltou meta do Plano Nacional de Educação que prevê triplicar oferta da educação profissional até 2024.
A primeira reunião extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em 2016 teve a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na quinta-feira, 21, em Brasília. O papel estruturante das instituições, a prática da pesquisa aplicada, a expansão da Rede e a definição de uma agenda estratégica foram os assuntos que nortearam a pauta.
O presidente do Conif, Belchior de Oliveira Rocha, abriu a agenda com a apresentação de dados gerais da Rede Federal que, atualmente, contabiliza 562 unidades em todo o País e mais de um milhão de matrículas. A interiorização e a forte atuação na pesquisa aplicada, inovação e extensão tecnológica, alinhadas com as demandas dos territórios, foram pontos de destaque.
Em sintonia com os arranjos produtivos locais, atualmente as instituições desenvolvem 10.769 projetos de pesquisa aplicada e 5.979 projetos de extensão tecnológica. "Os números demonstram o caráter inovador e o compromisso da Rede com o desenvolvimento de todas as regiões do País”, enfatizou o presidente do Conif.
Mercadante ressaltou o valor social da meta número 11 no Plano Nacional de Educação (PNE), que triplicará a oferta da educação profissional até 2024. Também manifestou apoio à expansão e à consolidação dos Polos de Inovação, além de enaltecer a contribuição das instituições para a formação de professores. “A Rede tem um lugar estratégico no País e um compromisso social profundo”, afirmou.
Agenda – Abrindo a agenda de trabalho em 2016, o ministro destacou a importância da contribuição do Conif no processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNC). Para isso, o Conselho planeja a realização de um seminário sobre o tema na primeira quinzena de março. Mercadante propôs ainda a criação de Grupos de Trabalho (GTs) conjuntos para discutir o planejamento de ações para a educação profissional e tecnológica.
Também participaram da reunião o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Machado Feres. O reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Vicente de Almeida, marcou presença no encontro.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif (adaptada)
Redes Sociais