Página inicial > Últimas Notícias > Educação goiana inicia mobilização para combate ao mosquito Aedes aegypti

Educação goiana inicia mobilização para combate ao mosquito Aedes aegypti

Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2016, 16h24 | Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 12h35

Ações de controle de criadouros e conscientização englobam as redes municipal, estadual e federal de ensino.

Na sexta-feira, 19, instituições representativas de todos os níveis de ensino participam da Mobilização Nacional da Educação em que estudantes e profissionais da área unem esforços para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. A data marca o início da campanha, às 8h30, com a presença da Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, na Escola Municipal Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves, no Residencial Barravento, onde será lançado o Comitê da Educação Goiana Contra o Aedes.

Além de buscar a mudança de atitude com a promoção de ações educativas, a iniciativa tem o objetivo de intensificar o controle e a prevenção de criadouros do mosquito com vistorias e recolhimento de materiais que possam acumular água parada nas dependências e proximidades das unidades das redes municipal, estadual e federal de Educação. A mobilização envolve a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia (SME), Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

A proposta tem ainda a colaboração da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que disponibilizou material educativo audiovisual e gráfico, em produção além de luvas para o trabalho dos estudantes. Já a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) vai realizar a coleta e destinação dos recicláveis distribuídos pela cidade e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuirá kits informativos.

Em carta aos estudantes, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu o envolvimento de todos. “Faça da sua escola, e da sua casa, um território livre do mosquito. Desenvolva, junto com seus familiares, amigos e colegas, ações de combate ao mosquito. Com a união de todos, vamos conseguir vencer esse grande desafio”, conclamou.

IF Goiano - Entre as ações específicas do IF Goiano para o dia 19 estão mobilização de servidores e alunos para orientações de combate ao mosquito, distribuição de material educativo em parceria com as secretarias municipais e estadual de saúde e vistoria e limpeza dos ambientes internos e imediações das unidades. Todos os 12 câmpus da Instituição, localizados nos municípios de Campos Belos, Catalão, Ceres, Cristalina, Hidrolândia, Ipameri, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde, Trindade e Urutaí, além da Reitoria, que fica em Goiânia, desenvolverão atividades. "Estamos comprometidos com o Ministério da Educação no combate ao Aedes aegypti", destaca o reitor, Vicente de Almeida. A Instituição providenciou, também, a criação de comissões geral e locais para coordenar ações de sensibilização, mobilização, vistoria e limpeza.

Resultados da prevenção - De acordo com informações da SES, do dia 03 de janeiro a 06 de fevereiro deste ano, foram notificados, em todo o Estado, 19.762 casos de dengue, dos quais 2.421 foram confirmados. As cidades com o maior número de casos são Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Rio Verde, Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade e Goianira.

O esforço de eliminar criadouros do mosquito traz resultados positivos apontam dados divulgados pela SES. Na quinta semana de 2015, foram notificados, em todo o Estado, 5.371 casos de dengue; na quinta semana de 2016, foram 2.846 casos. A redução - entre uma semana e outra, no mesmo período - é de 47,01%. O índice de infestação também diminuiu. De janeiro para fevereiro deste ano, caiu de quatro para três, ou seja, em janeiro, de cada 100 imóveis, quatro tinham focos do mosquito da dengue. Agora, em fevereiro, esse número já caiu para três.

Zika e microcefalia - De acordo com informações da SES, em 2015 foram confirmados 13 casos de zika em Goiás. Este ano, até o dia 12 de fevereiro, foram confirmados 8 casos. Até o momento, nenhum caso de microcefalia com possível relação com zika vírus foi confirmado em Goiás. O levantamento abrange 2015 e 2016, até o dia 12 de fevereiro). A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem uma previsão inicial de 4,0 milhões de pessoas, sendo 1,5 milhão delas no Brasil, que poderão ser afetadas pelos riscos dessa epidemia.

Acesse o cronograma de ações do IF Goiano

Acesse a cartilha de orientações de combate ao Aedes Aegypti

Roseneide Ramalho - com informações da SES, da editora de Educação - Secretaria Municipal de Comunicação (SME)

registrado em: