IFC forma professor do IF Goiano
Leonardo Goulart faz parte da primeira turma de Treinador e Instrutor de Cães-Guia. Centro de Formação do Câmpus Urutaí terá início das atividades definido na segunda-feira, 29.
O professor do Câmpus Urutaí Leonardo Goulart Nunes faz parte da primeira turma do curso de pós-graduação em Treinador e Instrutor de Cães-Guia, cuja formatura ocorreu nesta semana, no Instituto Federal Catarinense (IFC) - Câmpus Camboriú. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Elias de Pádua Monteiro, e o diretor-geral de Urutaí, Gilson Dourado, prestigiaram a cerimônia.
O Projeto Cães-Guia pertence ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite e tem o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNPD/SDH).
O Brasil é o único país da América Latina que possui um Centro de Treinamento de Cães-Guia e oferta curso gratuito no formato de pós-graduação. E o IF Goiano foi uma das únicas instituições do país que teve selecionada proposta de implantação de outro Centro de Formação, aos moldes de Camboriú. O processo de escolha foi feito por chamada pública.
Além de Leonardo formaram-se no IFC outros quatro servidores de Institutos Federais que terão Centros de Formação. Com a conclusão da pós-graduação, Leonardo segue em Camboriú na condição de professor colaborador, até que retorne em definitivo a Urutaí para se integrar aos trabalhos do Centro de Formação da unidade.
Na segunda-feira, 29, entretanto, Leonardo e Gilson terão reunião em Brasília para definir o início das atividades do local. As obras já foram finalizadas e contam com alojamento, canil, maternidade e clínica veterinária, unidade de descarte e pista de treinamentos.
Para cada centro, o Governo Federal garantiu infraestrutura, equipamentos, aquisição das matrizes de cães-guia e de materiais de consumo, além de verba anual para manutenção. A proposta do Viver sem Limite é que os IFs contemplados formem, inicialmente, 25 profissionais por ano aptos ao treinamento dos cães e à formação das duplas (pessoa com deficiência visual e cão guia).
Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos
Redes Sociais