Presidente recebe reitores no Planalto
Evento ocorreu na manhã da quinta-feira, 19, e reuniu reitores de Institutos Federais e Universidades. Governo prometeu respeito à autonomia das instituições e fortalecimento do investimento em educação.
Reitores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e das Universidades Federais participaram nesta quinta-feira, 19, de encontro com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e ministros de Estado da Educação, Camilo Santana; Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; e Casa Civil, Rui Costa. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participou do encontro representado pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Gilson Dourado, que substituiu o reitor, Elias Monteiro.
Durante o evento, o presidente destacou que seu governo irá respeitar a autonomia das instituições, com a nomeação de candidatos escolhidos pela votação de suas comunidades. Lula afirma que pretende retomar o investimento em infraestrutura das Instituições de ensino.
“Nenhum país conseguiu se desenvolver sem resolver a formação do seu povo. Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nos últimos quatro anos. Estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, diz o presidente em seu discurso. Ele destacou que pretende retomar o encontro com os reitores anualmente durante seu governo, para ouvir dos gestores das instituições de ensino suas demandas, de modo a estreitar o diálogo com a Educação.
Aos reitores, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que as portas do Ministério da Educação (MEC) estão abertas e que o novo governo irá retomar a valorização e o respeito pelo ensino superior do país. Para isso, Santana elencou que será necessário priorizar ações como a ampliação de oferta de acesso às instituições, combater a evasão escolar, retomar investimentos e obras paralisadas, além de reajustar as bolsas de pesquisa.
Para o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano, Gilson Dourado, a avaliação do encontro é positiva. Gilson destaca que se percebe no novo governo a disposição para investimento em infraestrutura e equipamentos nas Instituições Federais. "Com este encontro também percebemos na fala do presidente que existe grande expectativa quanto ao atendimento de demandas do mundo do trabalho contemporâneo. Que consigamos profissionalizar e encaminhar pessoas com boa formação humana e aptas para se encaixar nessa lógica", analisa.
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais