Página inicial > Últimas Notícias > Estudante com necessidades específicas conclui graduação pelo IF Goiano
Inclusão

Estudante com necessidades específicas conclui graduação pelo IF Goiano

Publicado: Sábado, 29 de Abril de 2023, 10h42 | Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2023, 15h09

Cerimônia de colação de grau ocorreu na sexta-feira, 28, em Morrinhos, e foi marcada por muita emoção.

Instituição fez adaptações para acolher estudante, que conclui curso aos 25 anos

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano)  -  Campus Morrinhos realizou na noite sexta-feira, 28, a colação de grau dos cursos superiores da unidade. Mas não foi uma cerimônia qualquer. Entre os formandos no curso de Ciência da Computação estava a estudante Verônica Mendes da Costa, 25, que tem deficiência múltipla, o que tornou o evento único e emocionante. A colação foi realizada no auditório do campus, que fica a 18 quilômetros da cidade sul-goiana.

A estudante foi incentivada por profissionais do IF Goiano a cursar uma graduação quando frequentava a Associação de Equoterapia de Morrinhos, da qual a Instituição tem parceria. Ela acabara de cursar o Ensino Médio em uma escola pública da cidade e questionava a mãe, a empresária Lila Divina da Silva Mendes da Costa, se não iria continuar os estudos como os demais colegas. Foi a deixa que precisava para iniciar a concretização desse sonho.  Filha adotiva, Verônica sempre teve forte apoio dos pais e da irmã mais nova para encarar a vida e explorar suas potencialidades.

Em sua passagem pelo IF Goiano, contou com o trabalho conjunto e continuado da coordenação do curso, professores, do Núcleo Docente Estruturante, do colegiado do curso e do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) para recebê-la. A equipe envolveu pedagogos, professores, psicóloga, assistentes de alunos, técnicos de assuntos educacionais, dentre outros profissionais, no desenvolvimento das ações necessárias para seu processo de formação acadêmica.

O currículo da estudante foi adaptado a partir do estudo das habilidades que ela precisava desenvolver. Apesar de o campus já contar com acessibilidade em seus espaços, uma sala foi adaptada para que Verônica pudesse ter intervalos de descanso. Também foi contratada uma cuidadora pela Instituição para auxiliá-la nas atividades do dia a dia. Durante todo o curso, a estudante teve acesso a atendimento individualizado com os professores de suas disciplinas, momentos estes eram dedicados para reforçar os conteúdos de sala de aula e sanar dúvidas.

O diretor-geral do Campus Morrinhos, Luciano Carlos Ribeiro da Silva, foi professor de Verônica da disciplina de Lógica Matemática no primeiro ano do curso, concluída com êxito. Ele considera que a passagem da estudante pela Instituição foi de grande aprendizado.  “A sua história de vida, garra e força de vontade nos ensinou muito. Ela trouxe a todos nós reflexões sobre a nossa prática pedagógica para fornecer um ambiente acadêmico propício e acolhedor”, esclarece.

Adequações – De acordo com o Napne do IF Goiano, além de Verônica, a Instituição tem hoje estudante com necessidades específicas no Campus Posse, mas já recebeu portadores de deficiência nos campi Campos Belos, Cristalina e Trindade. Além das adequações pedagógicas, a autarquia trabalha na remoção de barreiras arquitetônicas. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Gilson Dourado, explica que nos últimos dez anos, o IF Goiano investiu em média R$ 1 milhão por ano em obras para a acessibilidade em suas unidades. “Com cerca de R$ 5 milhões conseguiremos deixar a Instituição 100% acessível”, prevê o gestor.

Diretoria de Comunicação Social

Republicada com acréscimo de informações

registrado em: