Começa a Agro Centro-Oeste Familiar 2023
Com o tema “Mais Comida, Menos Agrotóxico”, a abertura foi realizada no Centro de Eventos Ricardo Freua Bufaiçal, da UFG, e destacou preocupação na consolidação de investimentos na agricultura familiar.
Agricultores familiares e representantes políticos e de instituições participaram na noite da quarta-feira, 17 de maio, da abertura oficial da 20ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos Ricardo Freua Bufaiçal, no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Participaram, representando o IF Goiano na solenidade, o reitor, Elias Monteiro, a pró-reitora de Extensão, Geísa Boaventura, e os diretores-gerais dos campi Ceres, Cleiton Mateus, e Trindade, Júlio Cezar Garcia.
Estavam na mesa de autoridades também os ministros de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, no ato representando o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e demais autoridades e lideranças políticas e de Classe.
Os discursos da noite foram pautados na preocupação e esperança da consolidação de investimentos familiar. Em sua fala, o reitor do IF Goiano destacou o papel da Instituição em compartilhar o conhecimento e proporcionar a capacitação por meio de parcerias em prol do setor. “Através de experiências exitosas poderemos propor políticas públicas que façam diferença na agricultura familiar”, afirmou.
O ministro Márcio Macêdo reforçou a importância do papel da agricultura familiar lembrando que o setor é o principal responsável por “levar comida de verdade e de qualidade para a mesa do povo brasileiro”. E reforçou que a prioridade do Presidente é fazer com que isso chegue a cada vez mais pessoas, salientando o compromisso do governo com os agricultores familiares.
Para a coordenadora da ACOF 2023, Graciella Corcioli, o momento está mais leve, porém não pode deixar de rever as ações governamentais de fortalecimento da agricultura familiar. Graciela destacou os números recordes do evento e o caráter sustentável dessa edição. “Estamos prontos mais um edição da Agro Centro-Oeste Familiar!”, vibrou.
Programação - A Agro Centro-Oeste Familiar ocorre até o sábado, 20, no Câmpus Samambaia da UFG. A programação conta com feira da agricultura familiar e da economia solidária, cursos, minicursos, palestras, dias de campo, workshops, seminário científico, exposição de tecnologias, cozinha camponesa, fazendinha agroecológica e atividades culturais.
O IF Goiano participa do evento com palestras, minicursos e rodas de conversa na programação, além da realização do XI Seminário Científico. Na sexta-feira, 19, será apresentado o documentário “Famílias da Terra: um olhar sobre os agricultores de Goiás”, que é um curta-metragem produzido pelo do Núcleo de Arte, Ciência e Cultura da Instituição em homenagem aos 20 anos da Feira. O filme apresenta as vivências, cultura, atividades desenvolvidas, principais desafios e perspectivas de futuro dos produtores familiares do Estado de Goiás
A feira, que se consolidou como o maior evento da agricultura familiar no centro-oeste brasileiro, terá um número recorde de participantes neste ano. No total, 115 expositores estarão comercializando produtos nos postos de vendas internos e na praça de alimentação. Além disso, são destaques da edição deste ano, a ala de comunidade quilombolas, a participação da comunidade indígena Kamayurá, a ala de assentados da reforma agrária e a cozinha camponesa que será realizada por Fetaeg e Fetraf. O evento é aberto ao público e a programação completa está disponível no site oficial do evento.
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais