IF Goiano tem dois novos programas de pós-graduação aprovados
Capes aprova a criação do Mestrado Profissional em Administração e Doutorado em Agroquímica, ambos no Campus Rio Verde.
O Conselho Técnico Científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC) aprovou a criação de dois novos cursos de pós-graduação stricto sensu no Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Em documento divulgado na segunda-feira, 10, foram aprovadas as propostas do Mestrado Profissional em Administração e Doutorado em Agroquímica, ambos do Campus Rio Verde. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alan Costa, as novas ofertas já disponibilizarão vagas para o processo seletivo 2023/2, que terá edital divulgado ainda no mês de julho.
O Mestrado Profissional em Administração do IF Goiano será ofertado com duração de 24 meses, com 20 vagas anuais e módulos semestrais de até 18 semanas acadêmicas. As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, durante o dia, e aos sábados quando necessário. Para o coordenador do curso, Jean Marc Nacife, a procura por mestrado profissional em Administração é cada vez maior. "Esta oferta possui Excelente inserção dos alunos no mercado de trabalho regional na área de administração com boa remuneração", explica.
O Mestrado em Administração do IF Goiano é o terceiro curso da área disponível em Goiás e será o primeiro ofertado no interior do estado. A área de Concentração do Mestrado é Gestão Estratégica de Processos Inovadores, com duas linhas de pesquisa: Gestão Estratégica da Inovação e Gestão no Agronegócio. O programa tem como objetivo formar profissionais com conhecimentos teóricos e aplicados em gestão estratégica inovadora, capazes de desenvolver pesquisas e resolver problemas em equipes multidisciplinares.
Doutorado em Agroquímica - De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Agroquímica, Suzana Marcionilio, o novo doutorado do IF Goiano é fruto de dez anos de trabalho do PPgAq. Atualmente o programa é avaliado com conceito 5 na CAPES. "Apenas cinco propostas de doutorado do Brasil foram aprovadas com nota 5 nessa reunião do CTC da Capes e o nosso PPGAq está entre elas", comenta Suzana.
O PPGAq apresenta uma estrutura curricular voltado para os dois níveis, mestrado e doutorado composta de disciplinas obrigatórias, optativas-eletivas, optativas-livres e atividades de estágio de docência I (mestrado/ doutorado), estágio de docência II (doutorado), e o Trabalho de Conclusão que é a geração de uma dissertação/ tese em Agroquímica. A carga horária mínima para o mestrado são de 24 créditos e 48 créditos para o doutorado, sendo que possa aproveitar até 24 créditos do mestrado em Agroquímica.
Para o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, a aprovação desses novos cursos é um marco significativo para o IF Goiano, consolidando sua posição como uma Instituição de excelência na formação de profissionais altamente qualificados. "Parabenizamos o IF Goiano -Campus Rio Verde pela conquista da aprovação desses cursos pela CAPES. A partir de agora, estudantes e pesquisadores terão a oportunidade de se aprofundar em suas áreas de interesse, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento da sociedade como um todo", afirma.
Elias destaca ainda que a aprovação desses programas de pós-graduação representa um impulso para a região, promovendo o desenvolvimento local e regional por meio da formação de profissionais altamente capacitados e da geração de conhecimento aplicado. Essas iniciativas também fortalecem a integração entre a academia, as empresas e o setor produtivo, estimulando a inovação e a competitividade.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Costa, são dois novos cursos de grande relevância para Goiás, sobretudo para o interior. "O mestrado profissional em Administração amplia a oportunidade de qualificação e a geração de novos conhecimentos, por meio da pesquisa, numa área de elevada demanda para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais e o desenvolvimento regional. Nesta mesma direção, o doutorado em Agroquimica, consolida a atuação do Programa, que já oferecia o mestrado desde 2013, contribuindo para a qualificação de alto nível de recursos humanos, geração de novos conhecimentos e tecnologias, em temas associados à sustentabilidade agrícola e ambiental, tão urgentes diante da responsabilidade do Brasil frente às questões globais. O doutorado em Agroquimica já nasce com uma nota elevada, sendo um dos apenas cinco cursos no país aprovados com a nota 5, nesta Reunião do CTC da Capes", destaca.
Verticalização - Com a aprovação dos novos cursos, o IF Goiano passa a ofertar vagas em 16 cursos de mestrado e doutorado, que integram os 14 Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da Instituição.
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais