Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano participa de workshop de internacionalização da pesquisa

IF Goiano participa de workshop de internacionalização da pesquisa

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2023, 16h12 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 15h53

Promovido pelo Governo de Goiás/Fapeg, evento propõe debates que, ao final, irão compor documento-base para políticas públicas

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participam na terça-feira, 1º de agosto, do Workshop Internacionalização da Pesquisa, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O objetivo foi discutir projetos e propostas para a internacionalização da pesquisa em Goiás – um importante passo para compreender, acompanhar e cooperar com as mudanças globais na perspectiva da educação, da ciência e da pesquisa.

Dentre as ações sugeridas estão o fortalecimento de políticas públicas para a ciência, tecnologia e inovação e formas de buscar parcerias para a propositura de chamadas e acordos de cooperação com instituições e centros avançados de pesquisa e tecnologia internacionais. Discutiram-se, ainda, ações com perspectivas internacionais embasadas em mobilidade internacional de estudantes, professores, pesquisadores para compartilhamento, geração e ampliação de conhecimentos e produção científica, qualificação da comunidade acadêmica, formação de redes de pesquisa internacionais, entre outros temas.

As sugestões colhidas em um esforço coletivo vão compor uma carta de metas e intenções que vai nortear a política estadual de internacionalização da pesquisa. O evento reuniu reitores e pró-reitores da Rede Goiana de Educação Internacional, representantes do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A Rede Goiana de Educação Internacional, da qual o IF Goiano faz parte, é integrada ao todo por dez instituições de Ensino Superior em Goiás e se dinamiza por ações de internacionalização conjuntas, incluindo organização de missões para o exterior, recebimento de delegações estrangeiras em Goiás, seminários e encontros para discussão da cooperação acadêmica e científica. Além do IF Goiano, compõem a rede: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade de Rio Verde (UniRV), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica), Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Federal de Jataí (UFJ), e Centro Universitário de Mineiros (Unifimes).

Parcerias - Na ocasião, o diretor de Programas e Bolsas da Capes, Laerte Guimarães Ferreira Júnior, ressaltou o simbolismo do evento e comentou sobre o crescimento do Estado de Goiás na área de pesquisa nos últimos anos e o quanto tem sido bem-sucedido em termos de gestões públicas. Ressaltou a importância do apoio e interação entre a Fapeg e instituições de ensino, mas também da proximidade com a iniciativa privada. Já para o presidente da Fapeg, Robson Vieira, o workshop faz parte da nova estratégia da Fapeg que está buscando parcerias e colaborações para fortalecer políticas públicas para a Ciência, Tecnologia e Inovação, além de valorizar os talentos e potencialidade dos estudos e pesquisas realizados em Goiás. Na programação também estavam previstos seminários temáticos, um deles mediados pelo IF Goiano.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Costa, o workshop é uma iniciativa muito relevante da Fapeg, que mais uma vez protagoniza ações de fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação em Goiás. “Participar destas discussões e acessar as ações e recursos que estarão disponíveis é muito estratégico para ampliar a nossa inserção nacional e internacional”, declara. O evento está sendo realizado no Hub Goiás – Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador, em Goiânia, e, além de Alan, conta com a presença de gestores da área de assuntos internacionais e internacionalização da pesquisa do IF Goiano, assim como diretores de pesquisa e coordenadores de programas de pós-graduação da Instituição.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fapeg (adaptada)

registrado em: