Apresentação de trabalhos e Seminário promovem os três eixos do evento
Atividades propõem projetos e experiências de Ensino, Pesquisa e Extensão, ao mesmo tempo que promovem discussões sobre a integração das áreas.
Marcando o início do segundo dia do V Integra IF Goiano, o evento contou com a realização das apresentações de trabalhos científicos. A atividade teve início no período da manhã, das 9h às 12h15, com as apresentações orais, e continuou no turno da tarde, das 14h às 15h40, com exposição dos banners.
São disponíveis três eixos para cada modalidade de trabalho: Ensino, Pesquisa e Extensão. Estudantes de Iniciação Científica do Campus Ceres, Yasmim Carla Monteiro, 15, e Lauryane Fonseca Terra, 17, concordam que atuar como pesquisadoras ainda em fase de formação é uma maneira de aplicar e conhecer a teoria na prática e assim poder aprimorar o conteúdo aprendido em sala de aula.
Cursando o 1º ano do técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, Yasmin conta que o ingresso na iniciação científica se deu logo no início, com o exemplo do irmão, que hoje está no 3º ano do mesmo curso e sempre participou de grupos de pesquisa. De acordo com a estudante, a experiência na pesquisa é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento, além de aprimorar suas habilidades em fazer apresentações, se comunicar melhor e fazer artigos científicos.
O trabalho apresentado por Yasmim no V Integra IF Goiano por meio de pôster visa identificar as barreiras da prática de atividade física entre estudantes do ensino médio integrado em uma instituição de Goiás. Dando continuidade à realização desse estudo, Lauryane levou para o evento, em apresentação oral, um trabalho realizado por meio de revisão sistemática com objetivo de identificar fatores que minimizam essas barreiras apresentadas no projeto anterior.
A estudante, que está no 3º ano do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e está na Iniciação Científica desde o 1º ano, conta que estar inserida nesses programas permitiu vivenciar experiências, como desenvolver projetos e viagens, que não seriam possíveis estando apenas em sala de aula. “No próximo mês mesmo eu vou participar de um evento internacional na França”, conta.
Depois que finalizar o Ensino Médio, Lauryane planeja ingressar em um curso de Nutrição e seguir na área acadêmica, fazendo mestrado e doutorado, a partir da experiência viabilizada pela iniciação científica. “Participar desse programa foi a motivação para continuar e aprofundar os estudos nas áreas que eu gosto”, diz. As apresentações orais se encerram na terça-feira, 19 e as de pôsteres seguem até quarta-feira, 20, quando será realizada também a premiação dos trabalhos científicos.
Seminário – O segundo dia também foi marcado pela discussão sobre a curricularização da Extensão, com a realização de um Seminário com participação de representantes dos três eixos: Ensino, Pesquisa e Extensão. O momento foi uma oportunidade de troca de conhecimentos e relato de experiências acerca de como inserir a prática da Extensão nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). No IF Goiano, as discussões sobre a temática tiveram início em 2019. Após diversas reuniões, fóruns de discussões, mesas de debates e oficinas e, também, implantaram a curricularização da Extensão em seis cursos de diferentes campi.
Durante o Seminário, os participantes puderam escutar a experiência de algumas unidades. No Campus Urutaí, por exemplo, o principal desafio foi identificar atividades que ultrapassassem as ações do PIBID e Residência Pedagógica, para promover o contato dos alunos do curso de Licenciatura em Química com a Sociedade. A saída foi a criação de disciplinas específicas de Extensão. Atualmente, mais do que atender a legislação, o curso conta com cinco disciplinas da área.
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais