Página inicial > Últimas Notícias > Ação interinstitucional promove as Jornadas pela Democracia

Ação interinstitucional promove as Jornadas pela Democracia

Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 12h49 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 21h13

Primeiro ciclo de atividades acontecem nos dias 3 e 4 de outubro. Já o segundo ciclo está agendado para os dias 30 e 31 de outubro. IF Goiano é parceiro no evento.

O mês de setembro foi marcado pelo início dos julgamentos, por parte do Supremo Tribunal Federal (STF),  acerca da tentativa de golpe de Estado ocorrida no Brasil. É neste contexto de responsabilização e de reflexão sobre o avanço do autoritarismo no País que oito instituições de ensino e entidades de classe em Goiás se uniram. Diante da necessidade de se opor aos discursos de ódio e de se fortalecer a democracia, as instituições vão realizar as Jornadas pela Prevalência das Ideias Democráticas e Progressistas.

As primeiras mesas-redondas ocorrem em outubro, sempre das 19h às 21h, no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), em Goiânia.  Nos dias 3 e 4, ocorre a primeira etapa. Nos dias 30 e 31, será realizado o segundo ciclo, todos com emissão de certificado. São oito instituições parceiras: A Universidade Federal de Goiás (UFG); o Adufg-Sindicato; o Instituto Federal Goiano (IF Goiano); o  Instituto Federal de Goiás (IF Goiás); a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás); o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e as universidades federais de Catalão (UFCat) e Jataí (UFJ).

Mesas - O papel da ciência e da educação básica e superior na formação de uma sociedade mais engajada com a democracia será a pauta da mesa de abertura “Luta Ideológica - Educação e Ciência”, na terça-feira (3/10). Os convidados deste dia são a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella; o presidente de honra da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro; a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB), Catarina de Almeida Santos; o assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e ex-reitor da UFG, Edward Madureira Brasil.

Na quarta-feira (4/10), a programação continua com a mesa “Comunicação no contexto da luta ideológica no Brasil”, com a apresentação dos pesquisadores em comunicação e estratégia digital Fernanda Sarkis e Marcus Nogueira. Os cientistas acompanharam o comportamento criminoso de grupos de extrema direita nas eleições de 2022, rastreando  a disseminação de informações falsas, teorias conspiratórias e mensagens de incitação à violência. Fernanda é mestre em Comunicação Política pela Universidade do Porto, em Portugal, onde foi adjunta do presidente do Conselho Econômico e Social, e Marcus é cientista social pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Segunda etapa - O segundo ciclo de palestras será iniciado no dia 30 de outubro, com a mesa “O debate econômico no contexto da luta ideológica no Brasil”. Para trazer a perspectiva econômica no processo de fortalecimento da democracia, a mesa será composta pelos professores da PUC Goiás Sérgio Duarte e do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (IE/Unicamp) Luiz Gonzaga Belluzzo. No dia seguinte e último do ciclo, 31 de outubro, ocorre a mesa “Luta Ideológica - Partido Político e Religião”, que terá como painelistas o presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro; o professor da PUC Goiás Alberto Moreira e o pastor e membro da Associação Brasileira de História da Religião (ABHR) Moab César.

União
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, integra o Comitê Organizador do evento e explica que as Jornadas são resultado da iniciativa de um grupo heterogêneo, constituído de lideranças, intelectuais, todos engajados de alguma maneira em defesa da democracia. Ela enfatiza que é importante a compreensão dos processos de fabricação de falsas polêmicas e narrativas e da sua disseminação massiva que fortalecem discursos de ódio e de intolerância. “É essencial refletirmos como nós, como educadores, cidadãs e cidadãos brasileiros, podemos atuar para evitarmos as graves consequências desses processos.” Diante desse cenário desafiador, a professora ressalta o papel da união. “Precisamos juntar nossas forças para seguirmos em frente.”

Mesas-redondas

3/10  (terça-feira) - Luta Ideológica - Educação e Ciência
Expositores: presidenta da UNE, Manuella Mirella; presidente de honra da SBPC, Ildeu de Castro; professora da Faculdade de Educação da UnB Catarina de Almeida e o assessor da Presidência da Finep Edward Madureira Brasil.
Moderação: reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima

4/10 (quarta-feira) - Comunicação no contexto da luta ideológica no Brasil
Expositores: pesquisadores em comunicação política e estratégia digital Fernanda Sarkis e  Marcus Nogueira.
Moderação: Reitora da UFCat, Roselma Lucchese

30/10 (segunda-feira) - O debate econômico no contexto da luta ideológica no Brasil
Expositores: professor da PUC Goiás Sérgio Duarte; e professor do Instituto de Economia da Unicamp Luiz Gonzaga Belluzzo. Moderação: reitora do IFG, Oneida Irigon.

31/10 (terça-feira) - Luta Ideológica - Partido Político e Religião
Expositores: presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro; professor da PUC Goiás Alberto Moreira; e professor de História da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) e membro da Associação Brasileira de História da Religião (ABHR) Moab César.
Moderação: Olga Ronchi, Reitora da PUC Goiás.

Jornadas pela Prevalência das Ideias Democráticas e Progressistas
Local: Auditório Adufg-Sindicato
Endereço: 9ª Avenida, Leste Vila Nova, Goiânia-GO
Horário: sempre das 19h às 21h