Página inicial > Últimas Notícias > Professores do IF Goiano apresentam projetos no InovEPT

Professores do IF Goiano apresentam projetos no InovEPT

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 22h13 | Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2023, 15h57

Encontro para discutir inovação e empreendedorismo na Rede Federal ocorre dentro da programação da 3ª Semana Nacional de EPT, em Brasília (DF)

O professor Júnio Lima, em sua apresentação do projeto Ensino de robótica aplicada utilizando aprendizagem baseada em problema
imagem sem descrição.

Nesta quinta-feira, 19 de outubro, professores do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) apresentaram projetos de iniciação tecnológica em execução por suas unidades, dentro da primeira edição do Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica, o InovEPT. O evento ocorre como parte da programação da 3ª Semana Nacional de EPT, da qual o IF Goiano participa com mais de 20 projetos, desde a última segunda, 16.

O encontro foi organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/ MEC), e busca articular a criação de um “ecossistema de inovação”, além de discutir e apresentar desafios, métodos e as práticas relacionadas, no âmbito da EPT. E hoje foi o dia dos “pitches”, isso é, das apresentações de projetos em andamento pelos Institutos Federais, no âmbito do último edital da Setec voltado a projetos de iniciação tecnológica a serem desenvolvidos em escolas de Ensino Fundamental.

Assim, os professores Júnio Lima e Adriano Braga, das unidades de Urutaí e Ceres, respectivamente, representaram o IF Goiano por meio dos projetos Ensino de robótica aplicada utilizando aprendizagem baseada em problema e NEPeTI: Aplicando a Computação na Educação Básica do Cerrado. As apresentações foram realizadas em seis grupos, junto a outros IFs participantes, de diversos estados do Brasil.

O projeto desenvolvido em Urutaí, e que abarca atualmente mais outros dois municípios - Orizona e Pires do Rio -, envolve a prototipagem e teste de peças robóticas, que então são levadas para as escolas e apresentadas para os estudantes. A iniciativa visa a melhoria em áreas como Matemática e Lógica, uma vez que possibilita ver a aplicação concreta destes conhecimentos. Já o projeto coordenado por Adriano Braga se consubstancia em um curso FIC, com carga horária de 20h, a ser aplicado em cinco escolas de municípios vizinhos de Ceres. Na programação do curso, os estudantes aprenderão programação em blocos, e posteriormente aplicarão os conceitos com uso de hardware livre, além de iniciação à robótica e um dia de laboratório, a partir destes conceitos apreendidos, dentro do IF Goiano.

“Nós fizemos vários networks, conhecemos vários projetos de outros institutos, trocamos experiências e vamos levar novas ideias para a nossa região”, comemora Júnio. Para ele, a participação foi importante para observar as dificuldades comuns e como cada instituição as superou. “Trabalhamos em grupo para discutir as nossas metodologias, as nossas ações e os nossos resultados. Eu acho que foi muito boa a nossa participação”, afirma. Na mesma linha do pesquisador de Urutaí, Adriano ressalta a importância de discutir as fragilidades e também os êxitos encontrados em cada projeto. “Você consegue saber a realidade dos outros e perceber a magnitude de ações da Rede Federal... é compartilhar a experiência da aplicação do Brasil inteiro”, conclui.

O professor Adriano Braga, que apresentou o projeto realizado pelo Campus Ceres

Diretoria de Comunicação Social