Página inicial > Últimas Notícias > Participe do debate Novembro Negro

Participe do debate Novembro Negro

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 13h25 | Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 09h20

Evento, que será realizado no dia 17 de novembro, discute o Programa de Inclusão e Diversidade do Instituto Federal Goiano. Inscrições vão até 16 de novembro.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realiza o debate “Novembro Negro – Debate sobre o Programa de Inclusão e Diversidade do IF Goiano”. O evento, que será realizado no dia 17 de novembro, discutirá o conjunto de leis que desencadeou uma política educacional voltada para a afirmação da diversidade cultural e da concretização de uma educação das relações étnico-raciais nas escolas. O debate será realizado de forma presencial na Reitoria e on-line. As inscrições podem ser feitas até 16 de novembro (veja link abaixo).

Esse debate, se insere em um processo de luta pela superação do racismo na sociedade brasileira e tem como protagonistas o Movimento Negro e os demais grupos e organizações partícipes da luta antirracista. Revela também uma inflexão na postura do IF Goiano, ao pôr em prática iniciativas e práticas de ações afirmativas na educação básica brasileira, entendidas como uma forma de correção de desigualdades históricas que incidem sobre a população negra em nosso país.

Os dispositivos legais implementados a partir dos anos 2000, como a Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio e o Parecer do CNE/CP 03/2004 que aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas, fazem parte do contexto quando, em 2009, foi aprovado o Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Clique e inscreva-se

Diretoria de Comunicação Social