Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > “O IF investiu em mim”
Início do conteúdo da página
15 anos IFs

“O IF investiu em mim”

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 12h44 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 12h46

Nestes 15 anos do IF Goiano, trazemos uma história de vida construída dentro da Instituição, a partir de suas oportunidades e, também, de seus desafios.

Quem passa pela Rua 88, no Setor Sul, em Goiânia (GO) e observa o prédio da Reitoria do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), com uma fachada moderna e atual, talvez nem tenha noção de que se trata de uma instituição cujas raízes se entrelaçam em uma rede centenária. Algumas das unidades que compõem a Instituição já possuem mais de 50 anos de existência, tendo chegado ao novo milênio como autarquias independentes. Todas elas, de certa forma, partilham do mesmo ponto de germinação - as Escolas de Aprendizes e Artífices, ainda mais antigas, com suas primeiras unidades fundadas em 1909. 

Mas qual o porquê de estarmos fazendo essa retomada histórica? Deve-se ao fato de que no próximo dia 29 de dezembro serão completados exatos 15 anos da promulgação da lei que unificou todas essas autarquias, novas e velhas, grandes e pequenas, em uma única Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, agrupando-as por localizações geográficas e de áreas científicas comuns e as transformando em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. E assim surgiu nosso IF Goiano, um dos dois Institutos criados dentro do estado de Goiás. 

Nestes 15 anos, novas oportunidades foram criadas, como as ofertas de cursos de pós-graduação, em algumas unidades, e mesmo de cursos de graduação, em atuais campus que, antes da unificação em IF Goiano, somente ofertavam formação técnica. A cada novo curso ou melhoria de infraestrutura, impactos diretos e indiretos podem ser observados na vida da comunidade, que passa a encontrar no IF Goiano - e em tantos outros IFs pelo Brasil - uma via para se profissionalizar, iniciar ou continuar seus estudos, que talvez seria inviável caso, por exemplo, precisassem se deslocar para uma capital - seja por distância, seja por recursos. 

A história que trazemos hoje é de um estudante que, há mais de 10 anos, encontrou na Instituição uma forma para alterar o curso de sua vida. Vindo de uma cidade interiorana, com poucas oportunidades, e estando em uma situação familiar com poucos recursos, Carlos Bento não teve dúvidas quando viu chegar, em sua escola, a divulgação sobre os cursos de Ensino Médio Técnico do IF Goiano. De lá para cá, 11 anos se passaram, e o estudante, que concluiu sua formação técnica em Agropecuária, celebrou em 2023 o ingresso em um curso de doutorado. Nessa esteira, graduação e mestrado estão incluídos, todos realizados dentro da nossa Instituição. Conversamos com o estudante, que nos trouxe suas impressões, conquistas e receios a partir dessa experiência, pra lá de fundamentada, como acadêmico do Instituto.

  

Diretoria de Comunicação - Qual foi sua trajetória dentro do IF Goiano? Quais cursos você fez, quando ingressou em cada um?

CB - É engraçado falar disso, porque o IF Goiano na verdade esteve presente em toda a minha trajetória. Eu iniciei os meus estudos no Ensino Técnico, no curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, em 2012. Fui agraciado pelas bolsas de auxílio moradia, alimentação, entre outros, para poder continuar os meus estudos. Já em 2015, eu consegui ingressar no curso superior, na Licenciatura em Ciências Biológicas, que para mim foi, assim, de grande valia. Foi um curso onde eu me encontrei, já antes de entrar. Eu acompanhava de perto a formação de alguns estudantes do curso, amigos meus, e aí acabei ingressando e hoje eu sou licenciado em Ciências Biológicas. Foi um curso que me abriu, consequentemente, portas para o mestrado. Então, em 2021, eu consegui ingressar no mestrado em Agroquímica, concluído neste ano, e agora estou no doutorado da Rede Pró-Centro-Oeste, de parceria entre o IF Goiano e a Universidade Federal de Goiás, que é o doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade. 

 

DI - Por que você decidiu ingressar no IF, lá no fim do Ensino Fundamental? Foi uma decisão sua? 

CB - Foi uma decisão minha, e graças a Deus eu tive o apoio e o suporte de minha mãe. Ela, com muita dor no coração, de eu ter que sair de casa aos 15 anos de idade, enxergou que essa era uma oportunidade que eu não teria na minha cidade, porque é uma cidade pequena e tal. Eu já havia conhecido alguns colegas, algumas pessoas na minha cidade que transformaram suas vidas a partir do momento que foram para o IF, que conseguiram melhores oportunidades profissionais, que tinham feito uma rede de contatos a partir do curso. E quando eu via aquilo, pensava, essa é a oportunidade que eu posso ter. Então, apareceu a divulgação dos cursos técnicos do IF, na escola em que eu estudava, e eu fiz minha inscrição, fiz a prova, passei e aqui estou.

 

 

DC - Quais foram os benefícios que você entende que tem ou teve durante sua trajetória acadêmica que foram determinados por estudar em um Instituto Federal?

CB - Então, eu acredito que tenham sido inúmeros, né, mas assim, talvez o pontapé, o principal deles, foi o alojamento estudantil, e eu vou te dizer por quê: o alojamento estudantil foi decisivo na minha trajetória profissional, porque eu sou de uma família bem humilde, uma família de pessoas que não tiveram tantas oportunidades na vida, e de uma cidade do norte do estado de Goiás, uma cidade bem pacata, e minha família não conseguiria me manter em outra cidade, ainda mais pra estudar. Então, eu tive a oportunidade de morar no alojamento estudantil, sem nenhum custo para realizar os meus estudos. O IF me proporcionou isso, ele investiu em mim. Eu gosto de dizer assim, que o IF depositou uma confiança e investimento em mim para que eu continuasse a minha trajetória profissional, confiou mesmo. E além de ter esse espaço para morar, eu tinha refeitório com alimentação gratuita, uma equipe de profissionais da área da saúde. O meu único foco, a minha única obrigação ali, era estudar.

   

DI - Você acredita que sua vida teria sido muito diferente se não tivesse ingressado no IF? Como seria? 

CB - Com certeza. E eu vejo pessoas que cresceram junto comigo, que estudavam comigo, antes de eu ir para o IF, e que não saíram dali e a vida tomou um outro rumo, e esse rumo, infelizmente, trouxe barreiras para que elas realizassem seus sonhos e tivessem oportunidades melhores. Então, assim, eu provavelmente teria uma vida muito mais dura. Porque querendo ou não a Instituição facilita o caminho pra você durante sua jornada profissional e pessoal. Eu penso que sem o IF Goiano eu estaria batalhando muito mais hoje e talvez estaria vivendo um ‘mundo de sonhos’, que seria o de querer fazer determinadas coisas, mas não ter condições favoráveis. E além disso, hoje eu tenho uma nova perspectiva de vida, uma nova visão de mundo, e isso é fundamental, sabe?

 

Clique para continuar com a entrevista completa e ver como o IF Goiano impacta na vida do seu estudante

 

Diretoria de Comunicação Social

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página