Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano é destaque no encerramento do IF Mais Empreendedor

IF Goiano é destaque no encerramento do IF Mais Empreendedor

Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 11h39 | Última atualização em Sexta, 29 de Dezembro de 2023, 10h46

Projeto do Campus Avançado Hidrolândia foi um dos 7 escolhidos, dentre os mais de 180 projetos, para o encerramento nacional do Programa.

Com o nome “IF Mais Empreendedor: Assistência Técnica e Extensão Rural Agroecológica e Sustentável", o projeto do Campus Avançado Hidrolândia foi um dos 7 escolhidos para o encerramento nacional do Programa IF Mais Empreendedor. O projeto do IF Goiano foi selecionado entre mais de 180 trabalhos.

O objetivo do "IF Mais Empreendedor: Assistência Técnica e Extensão Rural Agroecológica e Sustentável" é desenvolver uma série de ações de assistência técnica e extensão rural para apoiar e inovar os produtores rurais e agricultores familiares, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais. O projeto é executado por estudantes dos cursos de Agronomia e Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que fazem parte do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do IF Goiano - Campus Avançado Hidrolândia. Eles contam com a coordenação do professor Bruno de Andrade, do IF Goiano, e supervisão regional da professora Caroline Maria Machado, do IF Sul de Minas.

O NEA adota uma metodologia participativa que abrange ensino, pesquisa e extensão, visando a assistência técnica e a construção de conhecimento. Diagnósticos foram conduzidos sobre as práticas de gestão, produção de plantas e animais, extrativismo sustentável e produção processada. O projeto atendeu seis empreendimentos nas regiões de Hidrolândia e Bela Vista, em Goiás. De acordo com os participantes, os desafios encontrados em cada em desses locais resultaram em Planos de Ações específicos, capazes de estabelecer medidas corretivas ou preventivas e apresentar mudanças estratégicas na empresa.

A coordenação destaca que o programa proporcionou aos estudantes uma variedade de habilidades essenciais para atuar em Assistência Técnica e Extensão Tecnológica, assumindo aprendizados significativos relacionados às competências desenvolvidas, como espírito empreendedor, liderança, habilidade de comunicação e trabalho em equipe, além de competências digitais e resolução de problemas.  O projeto também empoderou os agricultores, aumentando sua exposição. De acordo com o coordenador, um exemplo disso foi a participação de um produtor na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada em Brasília.

Diretoria de Comunicação Social, com informações da Proex

registrado em: