Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano lidera aprovação de projetos no Edital Universal do CNPq

IF Goiano lidera aprovação de projetos no Edital Universal do CNPq

Publicado: Quinta, 04 de Janeiro de 2024, 20h01 | Última atualização em Sexta, 12 de Janeiro de 2024, 09h09

Foram destinados 300 milhões para apoio em projetos de pesquisas de qualquer área do conhecimento. O IF Goiano obteve 25,86% de todo valor captado pelas 41 instituições que formam a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Conforme o Edital Universal do CNPq, os recursos são divididos por faixas.

Faixa A – Grupos Emergentes: equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, três doutores, sendo 1 deles o coordenador do projeto. Ao todo, foram R$ 120 milhões para essa faixa. Os projetos foram limitados a R$ 165 mil cada. Para essa faixa, o proponente/coordenador do projeto não deve ser beneficiário de bolsa de Produtividade em Pesquisa ou de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora.

Faixa B - Grupos Consolidados: equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo 5 doutores, de ao menos 2 instituições distintas, sendo 1 deles, o coordenador do projeto. Nesta faixa, os projetos foram limitados a R$ 275 mil. Ao todo, serão destinados R$ 189 milhões.

Os valores recebidos pelos projetos poderão ser aplicados em itens de custeio, capital e bolsas de pesquisa nas modalidades de Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica Industrial (ITI), Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI) e Apoio Técnico (AT).

IF Goiano é destaque

Há mais de uma década, o IF Goiano se destaca na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em relação a aprovação de projetos no edital Universal do CNPq, o mais concorrido da ciência brasileira. Em 2023 o IF Goiano obteve  25,86% de todo valor captado pelas 41 instituições que formam a Rede Federal, sendo a Instituição que mais captou recursos (R$ 1.189.750,00), seguido, respectivamente, pelo IFPA e IFPB.

Embora não tenha sido a Instituição de Ensino Superior da Rede Federal que mais submeteu propostas, foi a que aprovou o maior número (9 projetos aprovados), demonstrando a qualidade e o nível de excelência dos currículos dos pesquisadores da Instituição.

Em Goiás, 19,26% do valor captado das propostas aprovadas pelos Institutos Federais e Universidades neste edital foram para o IF Goiano, ficando atrás apenas da UFG. Desta forma, foi a Instituição do interior do Estado que mais captou recursos na presente chamada (R$ 1.189.750,00).

Outro indicador importante é o percentual de propostas aprovadas em relação ao número de propostas submetidas. Neste quesito, o IF Goiano ficou em primeiro lugar em Goiás, com um percentual de aprovação de 39,13%, evidenciando mais uma vez a qualidade dos projetos elaborados pelos servidores do IF Goiano, incluindo também os seus currículos.

Pesquisadores contemplados

Os servidores do IF Goiano que tiveram suas propostas aprovadas são os professores do Campus Rio Verde, Fabiano Guimarães Silva, Fernando Higino de Lima e Silva, Francisco Ribeiro de Araújo Neto, Marcos de Moraes Sousa e Osvaldo Resende; Do Campus Urutaí, Flávio Gonçalves de Jesus e Guilherme Malafaia Pinto; Do Campus Ceres, o professor Henrique Fonseca Elias de Oliveira; Do Campus Iporá, a professora Maria Glaucia Dourado Furquim.

Esses projetos aprovados se traduzirão em melhores condições de realização de pesquisa e aulas práticas nas unidades do IF Goiano, em razão dos recursos para aquisição de materiais de consumo, manutenção de equipamentos, aquisição de alguns equipamentos e bolsas aos estudantes.

A partir do mês de março deste ano serão realizadas palestras com a finalidade de instruir os pesquisadores a realizar submissões de projetos com potencial de aprovação nos editais.

Seção de Comunicação Social e Eventos

registrado em: