Página inicial > Últimas Notícias > Goiás contará com três novos campi de Institutos Federais
Expansão

Goiás contará com três novos campi de Institutos Federais

Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 13h21 | Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2024, 15h59

As novas unidades estarão localizadas nos municípios de Cavalcante, Porangatu e Quirinópolis e vão gerar 4.200 vagas para o estado

Foto: Ministério da Educação
imagem sem descrição.

Com o objetivo de aumentar a oferta de educação profissional, científica e tecnológica em regiões que atualmente não possuem institutos federais ou que têm baixa cobertura nessa área, o governo federal anunciou a expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país. Em Goiás, serão três novos campi que serão construídos nos municípios de Cavalcante, Porangatu e Quirinópolis e, juntos, vão gerar 4.200 novas vagas para o estado.

Em todo país serão distribuídos 100 novos campi, totalizando 140 mil novas vagas nas unidades da Federação, majoritariamente de cursos técnicos integrados ao ensino médio. O anúncio da expansão dos institutos foi feito pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), na manhã desta terça-feira, 12.

O reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, abriu o momento de falas das autoridades na cerimônia representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) do qual foi nomeado presidente. Ele saudou os estudantes presentes e reforçou que eles são a razão de todo trabalho e luta dos institutos. Elias destacou o compromisso e transformação social da educação e a qualidade do trabalho apresentado nos 15 anos de Institutos Federais no Brasil. "Somos mais de um milhão e meio de estudantes e estamos em todas as mesorregiões do país. Agora seremos mais", ressalta.

O lançamento de novos campus, de acordo com Elias, representa a retomada da valorização da Educação no Brasil, impactando regiões e promovendo ensino de excelência, geração de emprego e renda, melhora dos arranjos produtos e crescimento do Brasil. O reitor do IF Goiano e presidente de CONIF também destacou a importância da consolidação dos institutos já criados. "Necessitamos de melhorias na estrutura, recomposição orçamentária da rede, melhoria da politica estudantil, formação de professores e valorização da carreira dos servidores. É importante alinharmos expansão e consolidação".

O ministro da educação, Camilo Santana, informou que, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), além dos R$ 2,5 bi a serem investidos na expansão, R$ 1,4 bi serão usados para a consolidação de unidades dos IFs já existentes. "Cada reitor está dialogando com o Ministério da Educação (MEC) e colocando suas prioridades para que possamos estruturar e melhorar a qualidade dos nossos institutos", relata.

O programa de expansão dos IFs marca a retomada de investimentos na criação de novas unidades no Brasil, quase dez anos após a última expansão estruturada da Rede Federal. O presidente Lula falou sobre a importância do investimento na Educação para a busca da igualdade social e desenvolvimento do país. "Nosso trabalho é para que o filho do pobre tenha a profissão que ele quiser, assim como o filho do rico. É com base no investimento em educação que podemos acreditar que o Brasil seja, um dia, um país de primeiro mundo", finaliza.

Dos três novos campi do estado de Goiás, ainda não há definição de qual(is) vai/vão compor as unidades do Instituto Federal Goiano e qua(is) fará/farão parte do Instituto Federal de Goiás. A informação será divulgada posteriormente.

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: