IF Goiano promove 3° Ceagre Agro Experience em Rio Verde
O evento reuniu entidades governamentais, empresas, produtores rurais e fomentadores da inovação tecnológica para abordar tecnologias e técnicas de prevenção aos danos climáticos.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participou na manhã da última terça-feira, 14, da abertura do 3° Ceagre Agro Experience, na sede do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), na cidade de Rio Verde-GO. A solenidade reuniu autoridades, produtores rurais, empresas do setor, pesquisadores e membros da sociedade para discutir o impacto das mudanças climáticas na agricultura.
O evento, que é uma iniciativa do IF Goiano e do Ceagre, oferece uma diversificada programação, composta por palestras, mesas-redondas, bate-papos e exposições, reunindo tecnologias inovadoras, empresas e startups do setor agrícola. Destaque também para o dia de campo, dedicado a temas essenciais como tecnologia e empreendedorismo. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) é parceira na criação e estruturação do Ceagre.
O reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro e o diretor-geral do Campus Rio Verde, Fabiano Guimarães, também participaram da cerimônia de abertura ao lado do diretor do Ceagre e Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa. Alan destacou que as tecnologias científicas estão sendo implementadas no campo e vem promovendo o crescimento do agro por meio do desenvolvimento tecnológico. Em sua fala, ele reforçou o apoio das entidades parceiras de fomento e governamentais, como Fapeg, FUNAPE, CAPES e CNPq, que juntas formam uma rede que viabiliza o futuro do Brasil por meio de tecnologia e educação.
Marcos Arriel, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), participou da solenidade de abertura e ressaltou que os centros de excelência fomentados pelo Governo de Goiás se tornaram referências para os outros estados, como produtores de inovação, e também, atores de integração destas novidades científicas no cotidiano da sociedade. A presidente da FUNAPE, Sandramara Chaves, apontou o histórico de fomento da fundação para pesquisadores e instituições.
A palestra de abertura do 3° Ceagre Agro Experience foi ministrada pelo Dr. Balbino Antônio Evangelista, da Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas. Ele desenvolve pesquisas e tecnologias de georeferenciamento, agroclimatologia e zoneamento agrícola, com foco na identificação de riscos climáticos e com estudos para caracterização dos impactos do clima no agro. Em sua fala, o professor e pesquisador detalhou os dados identificados nos últimos anos, demonstrando as causas dos aumentos de temperatura pelas regiões do Brasil, detalhando áreas do Cerrado, por exemplo, e as estratégias de contenção dos danos de acordo com a região.
Representando o governo federal, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, também deu destaque aos trabalhos do centro e do Campus Rio Verde, que são instituições contempladas pelo conselho do Governo Federal em diversos projetos. Ele destacou que as universidades, institutos e empresas, possuem o grande papel de andar lado a lado, mantendo conexões como aliados em projetos que promovam a missão de combater as mudanças climáticas e criar tecnologias de prevenção seus danos na agricultura e agropecuária. Ricardo foi palestrante do evento e abordou os avanços dos estudos agrometeorológicos.
O 3° Ceagre Agro Experience ocorre de 14 a 16 de maio de 2024, com uma programação que aborda temas como agrometeorologia, uso da Inteligência Artificial em contextos agrícolas, empreendedorismo e lideranças femininas no agro, agrojornalismo, e o uso bioinsumos no aumento da produtividade dos cultivos. O evento também possui uma parceria com o Campus Rio Verde, na realização do 2° Dia de Campo em Produção Sustentável de Hortifrutis em Agricultura Vertical e Ambiente Protegido.
Diretoria de Comunicação Social com informações da Comunicação do Ceagre
Redes Sociais