Página inicial > Últimas Notícias > Servidora técnico-administrativa finaliza intercâmbio no Canadá
Internacionalização

Servidora técnico-administrativa finaliza intercâmbio no Canadá

Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2024, 10h48 | Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2024, 17h20

Mariana Tsukahara (Reitoria) participou de curso intensivo de inglês finalizado no dia 17 de maio. Ela foi uma das dez bolsistas contempladas em parceria do Conif com instituições canadense.

"Esta experiência foi muito além das salas de aula: aqui pude explorar, descobrir e me reinventar”, relata a servidora. Foto: acervo pessoal

A internacionalização é compreendida no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) como uma ferramenta de desenvolvimento institucional e de pessoas, sendo um eixo transversal para incremento da qualidade da educação. A partir dessa perspectiva, o Conif, em parceria com a Toronto First Steps (TFS), concederam dez bolsas de estudo para servidores selecionados.

TFS é uma agência de educação internacional com sede em Toronto, Canadá, cujo propósito é desenvolver projetos educacionais para brasileiros que desejem estudar e desenvolver competências profissionais no Canadá, por meio de orientação para a realização de cursos de idioma e programas de imersão cultural. A servidora técnico-administrativa Mariana Pirkel Tsukahara, lotada na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), na Reitoria, foi a selecionada no âmbito do IF Goiano para esse intercâmbio, por meio de edital interno realizado pela Unidade de Assuntos Internacionais da Instituição.

Na capital canadense, Mariana participou de um curso intensivo de Inglês entre 22 de abril e 17 de maio, de segunda a sextas-feiras, das 8h30 às 13 horas. O período da tarde foi reservado para programação por conta da Toronto First Steps. Os intercambistas fizeram visitas técnicas na Greystone College, Seneca College, Totonto University, York University e Toronto Library Public. No último dia de curso houve entrega de certificados pelo diretor acadêmico da ILSC.

Os estudantes fizeram, ainda, programação cultural com vista às principais localizações públicas da cidade como museus, galeria de arte, parques. Essa vivência propiciou a experiência prática da língua e da vida no Canadá. “Esta experiência de imersão foi muito além das salas de aula: aqui pude explorar, descobrir e me reinventar. Conheci pessoas de diferentes partes do mundo, culturas e perspectivas, práticas e sistemas educacionais”, relata a servidora. A bolsa de Mariana custeou matrícula, mensalidade e material didático para a capacitação na escola ILSC Toronto, além de seguro saúde e acomodação em casa de família.

Diretoria de Comunicação Social

Republicada com acréscimo de informações

registrado em: