IF Goiano impulsiona avanços na Educação a Distância
Modalidade tem avançado na instituição, superando desafios e estigmas da modalidade. Os cursos se destacam pela flexibilidade e acessibilidade e têm atingido estudantes de todo o Brasil.
Professora Maria Luiza Bretas em uma das aulas online do Curso de Inglês Básico (EaD) do IF Goiano.
No cenário educacional contemporâneo, a modalidade de Educação a Distância (EaD) tem se destacado não apenas como uma alternativa viável, mas como uma ferramenta de democratização do conhecimento. Embora existam desafios de manutenção e engajamento dos estudantes, o Instituto Federal Goiano tem alcançado resultados positivos, com uma porcentagem significativa de inscritos que completam seus cursos. A efetividade da EaD depende, em grande parte, do comprometimento e dedicação dos próprios alunos, reforçando o papel fundamental deles como protagonistas da própria aprendizagem.
Para a diretora do Centro de Referência em Ensino e Formação em Rede (Cerfor) do IF Goiano, Joseany Cruz, a EaD no IF Goiano, com mais de dez anos de história, tem se consolidado atuando com cursos próprios e parcerias em todos os níveis de ensino. Joseany ressalta a importância de se compreender que esta oferta pode coabitar com o ensino presencial, sem configurar uma concorrência. "Por meio da modalidade à distância, nós conseguimos levar a educação a pessoas que talvez não teriam acesso por meio do presencial”, afirma. A ideia, segundo a diretora, é conseguir alcançar as pessoas com cursos que efetivamente promovam a aprendizagem e também atuar naquelas áreas de menor procura por cursos presenciais.
Joseany também informou que a infraestrutura do IF Goiano para EaD inclui estúdios de gravação e plataformas online interativas, como o AVA Moodle, que facilitam a comunicação e interação entre alunos e professores. "Essas ferramentas não apenas enriquecem o aprendizado com recursos multimídia, mas também criam um ambiente colaborativo onde dúvidas são discutidas e conhecimentos são compartilhados", relata.
Sobre a qualidade dos cursos em EaD, a diretora entende que é preciso desmitificar estigmas. A Instituição conta com uma Política de Educação à Distância prevista no projeto pedagógico da modalidade e um regulamento já consolidado. "O IF Goiano leva a EaD com muita responsabilidade, conseguimos levar cursos de qualidade a esse público que anseia por conhecimento", finaliza Joseany.
Revolução - Nos últimos anos, a educação à distância passou por uma transformação significativa, impulsionada pela pandemia de COVID-19. Para muitos, o ensino remoto deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade. Esse cenário trouxe à tona a adaptabilidade das instituições de ensino, conforme relatado pela professora Maria Luiza Bretas. "Não há dúvidas de que a EaD veio pra ficar e não tem volta", aponta. Para a professora, a EaD não é apenas uma alternativa, mas uma possibilidade de redefinir como aprendemos e ensinamos. “Esta é uma outra possibilidade que pode ser muito efetiva, dependendo da qualidade do curso e dos professores e, principalmente, a forma como o aluno se dedica", relata a professora.
Maria Luiza leciona no Campus Ipameri para turmas de segundos e terceiros anos do Ensino Médio. Desde o ano passado, também é professora dos Cursos Básicos de Inglês do IF Goiano, que são de fluxo contínuo, gratuitos e 100% on-line, com aulas sem tutoria ou processo seletivo. Ela entende que, com as ferramentas necessárias, linguagem e comunicação claras e objetivas e a flexibilidade própria dos cursos à distância, é possível alcançar um número maior de pessoas de diferentes realidades e garantir eficácia no aprendizado.
A professora destacou o sucesso inicial do curso básico de inglês (EaD) no IF Goiano, por exemplo: "Nós tivemos muitas inscrições no primeiro momento, mais de 6 mil." No entanto, Maria Luiza reconhece os desafios em manter os alunos engajados, especialmente em cursos onde as aulas online não têm interação direta com os professores. "O aluno faz da forma que ele pode fazer. Ele precisa se dedicar em todas as atividades e interagir nos fóruns. Embora seja desafiador, quem quer e gosta de aprender só ganha, nunca perde nada", explica.
Pensar estratégias de linguagem, recursos e ferramentas de manutenção é importante para alcançar melhores resultados com os alunos, de acordo com a professora Maria Luiza. "Como às vezes são gravações, é preciso que a linguagem seja atemporal. Deve-se levar em consideração que o público é diverso, são várias idades, vários contextos", ressalta a docente. Ela acredita que é importante focar nas orientações iniciais aos inscritos, explicando as ferramentas, a flexibilidade própria da modalidade e os canais de comunicação com os professores para sanar dúvidas e deixar sugestões.
Acesse aqui a página da EaD do IF Goiano
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