IF Goiano dá posse a novos docentes
Cerimônia foi realizada na quarta-feira, 30, em Goiânia. Foram empossados 54 novos servidores.
Em uma cerimônia marcada pela emoção de novos encontros e reencontros, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a posse de docentes da Instituição. Foram empossados 54 novos servidores que atuarão nos Campi: Campos Belos, Ceres, Cristalina, Ipameri, Iporá, Morrinhos, Posse, Rio Verde, Trindade e Urutaí. Atividades de acolhimento seguem até quinta-feira, 31.
Emocionado com a alegria e orgulho expressados pelos novos servidores, o reitor do IF Goiano iniciou sua fala reforçando a missão e o propósito que os professores terão na Instituição. De acordo com Elias, além de se orgulhar da escolha e conquista que tiveram, eles devem celebrar também o fato de agora pertencerem a uma Rede que elege uma educação gratuita e de excelência. “Vocês estão chegando para somar a essa equipe que acredita na educação como ferramenta de transformação”, afirmou.
Já a pró-reitora de Gestão de Pessoas destacou os esforços da Instituição junto ao Ministério da Educação (MEC) para conseguir as vagas e reforçou a satisfação de poder celebrar este momento junto aos novos servidores. “Vocês vão ser recebidos por uma Instituição acolhedora e vão poder contar com esse time maravilhoso”, exaltou a gestora ao falar sobre as equipes dos Campi. O momento foi marcado também pelos discursos dos diretores-gerais, que falaram sobre a experiência de trabalhar numa instituição capaz de promover a transformação de toda a região na qual está inserida.
Thalia Santana ao receber o termo de posse da equipe gestora do IF Goiano
De volta para casa - Com o sentimento de retorno ao lar, Thalia Santana tomou posse como professora na área de informática no Campus Ceres. Somando 12 anos de vínculo com a Instituição, a docente ingressou no IF Goiano aos 14 anos, no curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. “Eu sou da cidade de Rubiataba, então fazia bate e volta todos os dias, chegando cedinho e ficando no Instituto até às cinco da tarde”, lembrou. A distância entre Ceres e Rubiataba é de cerca de 45 quilômetros.
Após concluir o Ensino Médio, Thalia teve dúvidas sobre qual área seguir na educação superior: não sabia se cursava Química ou Letras. Mas o que não tinha dúvidas era que queria dar aulas. A futura professora iniciou então o curso de Licenciatura em Química, no Campus Ceres, e ao mesmo tempo, se envolveu em projetos de ensino de informática voltados para crianças. “E aí nesse trabalho eu fui me descobrindo mais e vendo que Química não era o que eu queria”, contou.
Em 2016, Thalia ingressou na primeira turma do curso de Sistemas de Informação do Campus Ceres. A ex-aluna conta que, durante a graduação, aproveitou ao máximo as oportunidades, como participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão e foi presidente do Centro Acadêmico. Um ano após se formar, Thalia assumiu a vaga de professora substituta na unidade, onde exerceu o cargo até 2022.
Com o vencimento do contrato, a professora passou em um concurso estadual e finalizou seu mestrado em outra Instituição. “Mas sempre tinha aquela vontade de poder voltar para o IF Goiano”, afirmou. Desejo este que foi realizado com o último concurso para docentes, no qual participou. “Nós que somos de Instituto Federal não temos medo de dar a nossa cara participando de concursos, a gente vai, porque acredita na nossa formação”, defendeu.
Agora, como docente efetiva do IF Goiano, Thalia não esconde o orgulho e felicidade de ter um sonho realizado e o sentimento de ter voltado para a casa. “A Thalia de 13 anos ficaria tão feliz, pq o IF realmente me deu sonhos que eu nem sabia que poderia sonhar”, finaliza.
Clique e acesse as fotos da cerimônia
Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais