Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > Atividades sobre diversidade movimentam IF Goiano
Início do conteúdo da página
Neabis/Nepeds

Atividades sobre diversidade movimentam IF Goiano

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 10 de Abril de 2025, 21h39 | Última atualização em Quarta, 16 de Abril de 2025, 16h29

Núcleos promoveram ações sobre povos originários, racismo e gênero em diversas unidades da Instituição.

Minicurso Sexo, Gênero e Diversidade Sexual foi transmitido em auditórios e salas de aula dos campi do IF Goiano.
Minicurso Sexo, Gênero e Diversidade Sexual foi transmitido em auditórios e salas de aula dos campi do IF Goiano.

Uma intensa mobilização em prol da diversidade marcou a semana no IF Goiano. Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e de Gênero (Nepeds) promoveram eventos simultâneos na quarta-feira, 9, que impactaram centenas de pessoas da comunidade interna e externa.

No Campus Urutaí, o evento Abril Indígena reforçou a valorização da diversidade étnica e o reconhecimento das lutas dos povos originários. Pela manhã, a indígena Eunice Pikordi Caetano Moraes Tapuia ministrou a palestra “Refletindo o racismo e seus impactos contra os povos indígenas”. À tarde, a mesa-redonda “Xacriabás: um olhar sobre as pesquisas” promoveu o diálogo sobre saberes, vivências e a produção de conhecimento junto ao povo Xacriabá.

No Campus Trindade foi realizado o Dia da Conscientização sobre Educação Afroafirmativa, Antirracista e Respeito à Diversidade de Gênero, com programação voltada à arte, cultura e reflexões. A palestra central, ministrada pelo psicólogo Glauber Rocha, teve como tema “Não é mimimi: é sobre vidas reais” e provocou importantes reflexões sobre o impacto do racismo e das violências de gênero no cotidiano.

Já o Nepeds promoveu o minicurso on-line “Sexo, Gênero e Diversidade Sexual: compreender para respeitar e incluir”. A atividade foi conduzida pelo professor Anderson Vitorino, do Campus Cristalina, com mediação do professor José Henrique Rodrigues, do Campus Rio Verde. O conteúdo abordou conceitos como sexo biológico, identidade de gênero, sexualidade e os desafios enfrentados pela população LGBTQIAPN+. O minicurso foi transmitido em auditórios e salas de aula dos campi do IF Goiano, ampliando seu alcance e promovendo debates em múltiplos espaços institucionais. A capacitação está disponível no YouTube (clique aqui para acessar).

 

Diretoria de Comunicação Social

Republicada com edição de informações

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.