Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > Seminário científico traz difusão do conhecimento à Agro Centro-Oeste Familiar
Início do conteúdo da página
Acof 2025

Seminário científico traz difusão do conhecimento à Agro Centro-Oeste Familiar

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 06 de Junho de 2025, 00h24 | Última atualização em Terça, 10 de Junho de 2025, 03h39

Mais de 150 trabalhos serão apresentados até sexta-feira, 6, na Biblioteca Central da UFG. Instituto é parceiro da feira, que está sendo realizada no Centro de Eventos da universidade.

Colaboradores do Cegafi (UnB) apresentaram dados do Projeto Dom Helder Câmara, que reduz extrema pobreza de agricultores do Semiárido
Colaboradores do Cegafi (UnB) apresentaram dados do Projeto Dom Helder Câmara, que reduz extrema pobreza de agricultores do Semiárido

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) coordenou na quarta-feira, 5, o XIII Seminário Científico sobre Agricultura Familiar. A atividade reuniu na Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (UFG) dezenas de pesquisadores, estudantes, profissionais e produtores rurais de diversas localidades em um espaço de troca de saberes a respeito das práticas e tecnologias aplicadas no campo.

As apresentações dos resumos expandidos foram realizadas em duas salas simultâneas no período da manhã. Ao todo foram dez trabalhos inscritos nessa modalidade, expostos aos avaliadores por ordem de chegada. Havia desde estudos em fase inicial, representados por estudantes recém-ingressados nas instituições de ensino, quanto aqueles já consolidados, discorridos por profissionais com pós-graduação na área. Em comum, a valorização da ciência em prol do desenvolvimento da agricultura familiar.

 

Houve desde trabalhos em fase inicial, apresentados por estudantes recém-ingressados, quanto outros já consolidados. 

 

Um desses trabalhos veio de colaboradores do Centro de Gestão e Inovação da Agricultura Familiar (Cegafi), da Universidade de Brasília (UnB). A mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Stéfany Sales, 31, mostrou à banca a análise da terceira fase do Projeto Dom Helder Câmara, que por meio da assistência técnica e extensão rural busca reduzir os níveis de pobreza e desigualdades do Semiárido brasileiro. Esta região se estende pelos nove estados da região Nordeste e também pelo norte de Minas Gerais, abrangendo um número significativo de famílias.

A iniciativa é desenvolvida desde 2001 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) e cofinanciada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). O programa já beneficiou mais de 60 mil famílias e, nessa nova fase, lançada em dezembro de 2024, estima atender outras 90 mil, em dez estados do Semiárido, priorizando mulheres, jovens e a população LGBTQIAPN+.

Colega de Stéfany e colaborador do trabalho, Yan Souza, 24, lembra que Dom Helder Câmara, personalidade que dá nome ao projeto, foi um bispo católico grande defensor dos direitos humanos, pregando uma igreja voltada para os pobres. O profissional conta, também, que esta é a terceira edição seguida que participa da Agro Centro-Oeste Familiar e a troca de conhecimentos é o principal motivo de sua vinda à Goiânia. “Quero conhecer outras pesquisas, temas diferentes que possam dialogar com nosso trabalho”, justifica.

Colega de Stéfany (à esquerda), Yan Souza, 24, participa da Acof pela terceira vez.

 

Atrações – O XIII Seminário Científico da Agricultura Familiar continuou na tarde de quinta-feira com a apresentação de quase 70 resumos simples e relatos de experiência. As exposições seguem na sexta-feira, 6, com outros 80 trabalhos aprovados (confira relação abaixo).  Além do Seminário, o IF Goiano contou na quinta-feira com atrações na Tenda IF Goiano, situada na área externa de exposições do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, próximo à Fazendinha.

Seminário tem mais de 150 trabalhos inscritos e serão apresentados até sexta, 6.

 

A Instituição também se fez presente na roda de conversa Encontro de Agroecologia em Rede, com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Mapa, UFG, Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Instituto Federal de Goiás (IFG), entre outros. A reunião serviu para aproximar os agentes que promovem a agroecologia, ou seja, a prática da agricultura sustentável, no Estado de Goiás. “Temos diversas ações importantes mas ainda não estamos trabalhando de forma articulada”, explica a educadora socioambiental Myllena Camargo, que conduziu a atividade.

 

 Objetivo foi a articulação da agroecologia goiana em rede. 

 

📌 Serviço
22ª Agro Centro-Oeste Familiar (Acof 2025)
📅 4 a 7 de junho de 2025
📍 Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal – UFG
🔗 https://agrocentro.agro.ufg.br/

 

Acesse aqui relação de trabalhos do XIII Seminário Científico

 

Acompanhe nossa cobertura no Instagram do IF Goiano

 

Diretoria de Comunicação Social

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página