Fapeg visita IF Goiano e ouve demandas da Instituição
Iniciativa faz parte do projeto Fapeg Itinerante, em celebração aos 20 anos da fundação de apoio e fomento goiana. Gestores do Instituto mostraram os impactos dos financiamentos às comunidades.
O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu na manhã de quinta-feira, 21, na Reitoria, em Goiânia, gestores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) para a quinta edição do Fapeg Itinerante. A iniciativa faz parte das comemorações dos 20 anos do órgão de apoio e fomento à ciência e inovação no Estado.
A ação busca aproximar a fundação da comunidade acadêmica, ouvindo as demandas locais e evidenciando os impactos dos financiamentos na vida da população e no desenvolvimento socioeconômico das comunidades. No IF Goiano, o encontro reuniu diversos representantes da Fapeg, incluindo o presidente, diretores, gerentes e assessores.
Do Instituto participaram pró-reitores, gerentes de pesquisa, pós-graduação e inovação, gestores do ecossistema de inovação da Instituição e de centros de excelência, docentes e pesquisadores. Na ocasião, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa, destacou que a Fapeg tem estado de forma presencial em diversas unidades da Instituição, conhecendo a realidade das unidades e a repercussão do apoio que tem concedido por meio dos diversos editais nos quais o IF Goiano participa.
Na sequência, os pró-reitores de Ensino, Geísa Boaventura, e de Extensão, Luciano Ribeiro, apresentaram dados relacionados às respectivas pastas. Atualmente, o IF Goiano tem 14.075 estudantes, sendo 7.458 mulheres (53%) e 6.617 homens (47%). São 4.638 matrículas em 72 cursos técnicos, 6.691 em 58 cursos de graduação e 2.746 na pós-graduação e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).
Além disso, somente em 2025, a Instituição ofereceu 26 editais de Extensão à comunidade, por meio das mais diversas iniciativas que oferece: são 347 projetos no total, envolvendo 2.445 extensionistas e 6.861 estudantes. As ações envolvem desde agricultores familiares a mulheres em situação de vulnerabilidade, comunidades quilombolas e apenados do sistema prisional, para citar alguns exemplos.
No que se refere à Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, sempre de forma indissociada com o Ensino e a Extensão, o IF Goiano é referência nacional na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, mesmo não sendo o maior Instituto do país em termos de recursos e número de servidores. A Instituição oferece 15 mestrados e cinco doutorados e também se destaca pela qualificação dos seus profissionais: são 710 docentes e 261 técnicos administrativos doutores e 229 mestres, sendo o Instituto Federal com maior número de bolsistas em produtividade à disposição de estudantes do interior do Estado.
Alan mostrou, também, os resultados dos investimentos da Fapeg no IF Goiano nos últimos cinco anos: participação em 17 editais voltados à formação de estudantes; 3 premiações; 5 de apoio à realização de eventos nacionais e 5 internacionais; apoio à mobilidade internacional e a estudantes estrangeiro. Além desses, o Instituto foi contemplado em editais voltados às redes de pesquisas e centros emergentes e à estruturação da Editora IF Goiano.
Gestores da Agência de Inovação, Márcia Cristina de Fazio, do Polo de Inovação, Gustavo Castoldi, e da Assessoria Internacional, Lídia Morais, também apresentaram seus dados. Em seguida, o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, explicou que a fundação triplicou seu orçamento desde 2022, permitindo o lançamento de 32 editais em 2024 e outros 26 até agosto de 2025. Entre as estratégias de fomento à ciência, tecnologia e inovação, destacou a interiorização e internacionalização da ciência, aproximação com o poder público, ampliação de investimentos para inovação, regularidade nas chamadas públicas e diversificação na captação de recursos. Também citou a criação de Centros de Excelência, com pesquisas voltadas para temas estratégicos de impacto social.
A equipe da Fapeg ouviu e tirou todas as dúvidas dos participantes, orientando e direcionando o público sobre os passos para se conseguir fomentos mais alinhados às realidades locais. “Conversem com os pares, inclusive de outras instituições, e apresentem a demanda à fundação. Estamos abertos para ouvi-los”, simplificou.

Equipe da Fapeg tirou todas as dúvidas dos participantes do IF Goiano sobre possibilidades de novos fomentos.
Pela Fapeg, participaram o presidente Marcos Arriel; o diretor Científico e de Inovação, Cláudio Leles; o diretor de Programas e Monitoramento, Vanderlei Cassiano; o chefe de Gabinete, Henrique Troncoso; o assessor de Políticas de Fomento em CT&I, Roberto Pacheco; a gerente de Parcerias e Monitoramento, Flávia Aleixo; a gerente de Execução Orçamentária e Financeira, Thyalita Rocha, entre outros membros da equipe.
Representando o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, participou do evento o pró-reitor de Administração, Gilson Dourado, que agradeceu a parceria da Fapeg mostrando a importância da fundação para a melhoria dos indicadores da Instituição. O final do evento foi marcado pela entrega simbólica dos cartões BB Pesquisa a pesquisadores contemplados. A chamada a originou refere-se à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação, além de auxílio ao pesquisador.
Diretoria de Comunicação Social - Republicada com acréscimo de informações
Com informações do Portal Fapeg
Redes Sociais