Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > IF Goiano abre seleção de bolsistas para curso de Educação Escolar Quilombola
Início do conteúdo da página
Extensão

IF Goiano abre seleção de bolsistas para curso de Educação Escolar Quilombola

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 05 de Setembro de 2025, 16h07 | Última atualização em Segunda, 08 de Setembro de 2025, 19h42

Instituição amplia oferta para cidades de Palmeiras e Abadia de Goiás.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) torna público o Edital nº 37/2025, que abre seleção simplificada para bolsistas internos e externos nas funções de professor pesquisador e tutor, esta em caráter de reserva de vagas. Os selecionados atuarão no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola, com início previsto para 12 de setembro de 2025.

Esta seleção amplia a oferta do curso para duas novas cidades: Palmeiras e Abadia de Goiás. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico neste link, entre os dias 7 e 9 de setembro de 2025. Toda a documentação exigida deverá ser enviada em formato PDF.

A seleção será feita por análise documental, considerando a titulação e a experiência dos candidatos. Em caso de empate, terão prioridade os candidatos com mais tempo de experiência profissional e maior titulação. As bolsas serão de R$ 1.300,00 mensais para professores pesquisadores (15 horas de dedicação) e de R$ 765,00 mensais para tutores (30 horas de dedicação). No caso dos tutores, as vagas são destinadas exclusivamente a candidatos quilombolas. O resultado final será divulgado até o dia 12 de setembro de 2025.

 

Objetivos da formação

O curso tem como foco a formação continuada de docentes, gestores e profissionais da educação que atuam em escolas quilombolas ou com estudantes quilombolas. O objetivo é fortalecer práticas pedagógicas antirracistas e culturalmente relevantes, valorizar os saberes tradicionais e contribuir para a implementação da Lei 10.639/2003, que inclui a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira.

Além disso, a iniciativa busca estimular a construção de Projetos Político-Pedagógicos democráticos e o diálogo entre escolas e comunidades, promovendo uma educação emancipatória e contextualizada.

 

Estrutura do curso

A formação será ofertada na modalidade semipresencial, com carga horária de 180 horas, entre setembro de 2025 e março de 2026. Os encontros presenciais ocorrerão mensalmente nos municípios de Piracanjuba, Professor Jamil, Santa Cruz de Goiás, Cromínia, Palmeiras e Abadia de Goiás, além dos já mencionados Palmeiras e Abadia de Goiás.

O currículo está dividido em seis módulos, que abordam temas como territorialidades quilombolas, diversidade cultural, práticas antirracistas, sustentabilidade ambiental e o papel das mulheres nas comunidades.

 

Acesse edital e anexos aqui

 

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página