IF Goiano amplia capacitação e inclusão com Programa Mulheres Mil
Ofertado em Flores de Goiás, o curso de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas oferece uma nova perspectiva para mulheres da região. Com alta procura, a formação segue para sua segunda turma na região.
Com uma taxa de praticamente 100% de permanência, o curso de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas ofertado em Flores de Goiás, amplia a capacitação e inclusão de mulheres da agricultura familiar local. O bom desempenho da formação, faz com que o Programa Mulheres Mil do IF Goiano siga com a segunda turma na região.
Iniciado em junho deste ano, o curso responde a uma demanda existente na própria comunidade: em Flores de Goiás, grande parte das famílias vive da agricultura familiar e as mulheres buscavam formação técnica para atuar com mais autonomia nas atividades do campo. O Supervisor Multissistêmico do Programa no Campus Posse e idealizador do curso, Danilo Oliveira, explica que a prefeitura acatou imediatamente a proposta da formação. De acordo com ele, para a primeira turma, mesmo com um período curto de inscrições, houve 69 candidatas para 30 vagas, enquanto a segunda turma, que começará agora em setembro, as vagas esgotaram em três dias.
Dentre os principais desafios para a realização das aulas, a questão logística foi uma barreira importante a ser superada. Danilo comenta que algumas alunas moravam a cerca de 100 quilômetros de Flores. Além disso, os professores do Campus Posse também tinham que se deslocar até o município, que está localizado a 180 quilômetros da unidade. Por isso, o curso foi ministrado aos finais de semana, com 8 horas de aula aos sábados e 8 horas de aulas aos domingos. “Era muito cansativo para as mulheres, mas todas estavam sempre atentas e querendo mais e mais essas aulas”, conta Danilo.
Danilo ressalta a garra das alunas e o trabalho de articulação para garantir permanência: “Tivemos monitores voluntários que conversavam com as mulheres, identificavam faltas e incentivavam a continuidade. No fim, tivemos 29 concluintes; uma aluna não conseguiu seguir por problemas de saúde.”
Geovana Alves, uma das participantes, resume o sentimento das alunas: “Participar desse curso só para mulheres foi muito importante. Teve gente que nunca tinha subido numa máquina e agora pilotou um trator com implementos”. Já a aluna Marilene Ferreira destaca a receptividade do corpo docente: “É uma oportunidade muito boa, você não paga nada e sai capacitada e os professores foram pacientes e atenciosos: no início perguntávamos demais e eles sempre explicavam com calma.”

A aluna Marilene e o professor Danilo durante aula prática
O curso combina teoria e prática em aulas realizadas em sala e, sobretudo, no campo, com uso de maquinário real e orientação sobre segurança e manutenção básica. Danilo destaca a participação das fazendas e estabelecimentos parceiros que viabilizaram as atividades do Mulheres Mil em Flores de Goiás. Ao concluir a formação, as egressas ficam aptas a atuar em propriedades rurais e na agricultura familiar, cooperativas, prestação de serviços de mecanização, concessionárias e em iniciativas empreendedoras, atuando como operadoras de máquinas, prestadoras de serviços ou colaboradoras em atividades agrícolas mecanizadas.
A certificação da primeira será realizada na quinta-feira, 18, data que também marca a aula inaugural da segunda turma. “Para a nova turma queremos ampliar a participação com palestras sobre empoderamento feminino e espaço da mulher no mercado de trabalho”, informa Danilo. A coordenação do Programa Mulheres Mil no IF Goiano reforça que a continuidade das turmas e o fortalecimento das parcerias locais buscam transformar trajetórias, promover autonomia e consolidar o acesso à educação como direito de todas as mulheres. A iniciativa em Flores de Goiás é um exemplo de como a política pública de qualificação pode traduzir demandas locais em oportunidades concretas de inclusão e trabalho.

Diretoria de Comunicação Social
Redes Sociais