Estudantes disputam Maratona de Programação
Competição aconteceu durante os eventos integrados do IF Goiano, realizados no Campus Rio Verde, reunindo diversos campi além de outras instituições. Disputa paralela também envolveu participantes.
A terceira edição da Maratona de Programação e a sexta edição do Abóbora Contest do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foram realizadas na noite de terça-feira, 30, como parte dos Eventos Integrados da Instituição. Na Maratona, as equipes compostas por até três estudantes foram desafiadas com problemas de lógica ou matemática e precisavam elaborar códigos em determinadas linguagens de programação para resolver as questões.
Ao longo da competição, um placar eletrônico mostrava a disputa e os times recebiam balões coloridos para marcar a resolução dos desafios. “Os balões são uma tradição em maratonas de programação e trazem várias informações aos participantes, além de deixar o ambiente mais competitivo”, explicou o estudante de Ciência da Computação Emanuel Silva Araujo, que nessa edição é um dos autores de desafios da maratona.
A estudante do mesmo curso Stephanny Kauane Oliveira Amaral, que estava fiscalizando a prova, comentou que cada cor de balão representa uma questão. “Quando um deles começa a aparecer muito pode indicar que a questão é fácil e aí os times passam a tentar resolvê-la logo”, comentou ela. Segundo o professor André da Cunha Ribeiro, responsável pela competição, além de treinar as técnicas de programação, a Maratona visa desenvolver habilidades de trabalho em equipe e sob pressão, além da criatividade. “Nossa Maratona também é um incentivo para que os estudantes participem de competições externas, a nível regional, nacional e até internacional”, completou ele.
No total, 27 times disputaram a prova, não só do IF Goiano como de outras instituições do estado. A equipe vencedora foi a DP (Dinâmica dos Pombos), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), seguida pelo time Os FullStercos, do IF Goiano - Campus Morrinhos, em segundo lugar, e pela equipe Cão, da Universidade Federal de Jataí (UFJ), na terceira posição. Conforme a tradição do Abóbora Contest, os vencedores receberam medalhas em formato de abóbora, um símbolo do município de Rio Verde.
A competição também foi marcada pelas fantasias vestidas por alguns participantes. Segundo o estudante Kaike Leles, também da Ciência da Computação, a edição da maratona do ano passado ocorreu no dia de Halloween e naquele dia muitos participantes estavam com trajes típicos da tradição estadunidense. “Neste ano, muitos resolveram vir caracterizados novamente, inclusive os professores”, explicou o estudante. A brincadeira também virou competição e os próprios participantes da maratona votaram para premiar as melhores fantasias.
Comunicação Social - Redação Oficial dos Eventos Integrados
Redes Sociais