Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias > Histórias que Curam Kids traz música, literatura e artes plásticas para Reitoria
Início do conteúdo da página
Cultura

Histórias que Curam Kids traz música, literatura e artes plásticas para Reitoria

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 16 de Outubro de 2025, 00h07 | Última atualização em Quinta, 16 de Outubro de 2025, 20h47

Servidores prestigiaram evento e levaram os filhos para celebrar o Mês da Criança . Objetivo foi criar momentos de conexão e despertar o interesse pela leitura. Exposição de arte segue até sexta-feira, 17.

Autores lançaram livros ao público infanto-juvenil, sob mediação da organizadora do evento, Sarah Bertolli.
Autores lançaram livros ao público infanto-juvenil, sob mediação da organizadora do evento, Sarah Bertolli.

A Reitoria do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foi palco de música, literatura, pintura e muita alegria na manhã de terça-feira, 14. Servidores marcaram presença e levaram os filhos para participar da segunda edição do Histórias que Curam, desta vez com uma programação toda voltada ao público infanto-juvenil. A movimentação habitual no hall e auditório em dias de evento foi substituída pelas brincadeiras e energia contagiante dos pequenos. 

Sob o tema De coração para coração, o encontro teve o objetivo de celebrar o Mês da Criança com momentos de conexão entre pais e filhos, artistas e autores, gerando e resgatando memórias afetivas, além de despertar o interesse pela leitura. Transmitido on-line, o encontro promoveu, ainda, um alerta sobre a preservação da natureza. Tudo isso em um ambiente decorado com balões de coração e comidas afetivas como pipoca, algodão-doce, churros e bolo de chocolate.

O Histórias que Curam Kids teve início com a apresentação de Samuel Dias, multi-instrumentista licenciado em Música pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). O profissional encantou a todos entoando canções que embalaram a infância dos pais e ainda são conhecidas pelas novas gerações. Foram interpretadas Superfantástico, de Edgard Poças - um clássico da Turma do Balão Mágico -; O Caderno, de Toquinho; Fico assim sem você, de Abdullah e Cacá Moraes – gravada por Claudinho e Buchecha e Adriana Calcanhoto - e Leãozinho, de Caetano Veloso.

Artistas e convidados foram presenteados com obras da Editora IF Goiano e bolhas de sabão. Ao fundo, obra de Neilam Oliveira, que fica em exposição até sexta-feira, 17.

 

Na sequência houve o lançamento oficial da exposição de arte De coração para coração: a natureza pede socorro, de Neilam Oliveira. Em entrevista, a artista plástica convidou as crianças ao palco para mostrar uma de suas obras, “Olhos que Tudo Vê”, que mostra as consequências do descarte inadequado do lixo, que vai parar no oceano. Ela também retrata pássaros da nossa fauna, alguns em extinção, e também flores do Cerrado, reproduzidas em lonas de caminhão recicladas.  Neilam expõe suas pinturas no IF Goiano até sexta-feira, 17, abertas à visitação da comunidade. A mostra tem o apoio do Núcleo de Ciência, Arte e Cultura (Naif) da Instituição. 

O Histórias promoveu, ainda, o lançamento de diversos livros de servidores-autores. Douglas Romani, publicitário da Diretoria de Comunicação Social (Dicom), contou sobre o processo criativo de Pique-Esconde na Selva, a história de um elefante esperto e de uma linda girafa que não perdem uma brincadeira por nada. Marcos Fernandes, professor do Campus Urutaí, acompanhou a filha Pietra Fernandes, autora de A Menina e o Balanço Mágico, baseado em vivências entre ela e o pai, mostrando que a união de uma família pode transformar um simples jardim em um cenário de possibilidades infinitas.

Crianças e adolescentes pintaram ipês em oficina criativa ao final do evento.

 

Otávio Arraes, lotado na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), trouxe aos participantes o relato apaixonado de sua primeira obra. História de um Manuscrito apresenta uma jornada além dos confins do universo conhecido, em que um escritor destemido rompe o selo de um antigo manuscrito proibido, libertando segredos há muito tempo enterrados. Maria Luiza Bretas, professora do Campus Ipameri, lançou sua décima produção literária. Nas Trilhas da Leitura faz um convite a professores para que apresentem a crianças, adolescentes a substituir pelo poder da leitura a dependência, obediência, servilismo e submissão que a atual geração experimenta pelas telas e tantas outras relações tóxicas.

A mediadora da mesa-redonda, Sarah Bertolli – coordenadora da Editora IF Goiano e curadora do Clube do Livro, responsáveis pelo evento – lembrou a todos que uma das autoras convidadas, Iraci Gonçalves, não pôde estar presente por motivos de saúde na família, porém apresentou a todos Histórias para Dormir, de autoria da pedagoga. A obra traz uma coletânea de contos inspirados nas noites de criação para as duas filhas de Iraci, narrativas repletas de valores, emoção e fantasia.

Após o momento com os autores foi a vez do sorteio de livros literários, que divertiu os participantes. O evento foi finalizado com uma oficina criativa, sob a responsabilidade da artista plástica goiana Selma Di Medeiros, que ensinou as crianças a pintarem flores de ipê em troncos de árvores trazidos por ela. As obras dos artistas-mirins ficaram expostas em um varal junto com as pinturas de Neilam. Simultaneamente, os autores presentes participaram do Cantinho do Autor, onde autografaram seus livros e tiraram fotos com os participantes. Representando a gestão do IF Goiano, participou do evento a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Maria Rezende, que lembrou da necessidade de momentos como este para desacelerar e olhar nos olhos das nossas crianças.

Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Ana Maria Rezende, representou no evento o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro. 

 

Como lembrança, o púbico levou para casa uma mensagem da poetisa goiana Cora Coralina, acompanhada de um pirulito de coração e sementes de girassol e amor-perfeito para serem plantadas em casa. Os convidados ganharam livros da Editora IF Goiano e bolhas de sabão. “Semeamos amor, sede de leitura e arte nesta manhã. Esperamos que esse momento inspire as famílias a vivenciarem a pausa, a leitura e o tempo de qualidade, pois toda história lida junto e toda cultura compartilhada se transformam em memórias afetivas”, comemora a jornalista Juliana Luiza, criadora do Clube do Livro.

O Clube do Livro é formado por servidores do IF Goiano – vários deles autores que participaram do evento – que se reúnem mensalmente para trocar experiências de leitura coletiva. Criado há três anos, o grupo surgiu com o intuito de resgatar a leitura por prazer e a celebrar a convivência. Juntos, os membros do clube já leram 25 obras desde que começou a iniciativa, institucionalizada em 2025. “Incentivamos a criação de clubes em todas as unidades, construindo organismos pulsantes de afeto, escuta e interação”, lembra Sarah.

Servidores, familiares e convidados posam para foto oficial do evento com livros ganhados no sorteio.

 

Em maio deste ano, o Clube do Livro realizou a primeira edição do Histórias que Curam, como parte das ações voltadas ao Mês da Mulher em uma edição voltada para o autocuidado feminino. Na ocasião, em uma mesa-redonda formada por leitoras, servidoras e estudante da Instituição deram seus depoimentos sobre como ler as levou ao autoconhecimento, saúde mental, mais produtividade no trabalho, permanência e êxito no ambiente escolar.

 

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página